Saúde

SC tem lista de espera para leitos de UTIs infantis

Pelo menos 11 crianças aguardam na fila; Estado tem apenas dois leitos disponíveis em todas as regiões

Divulgação

Santa Catarina já tem lista de espera para ocupação de leitos de UTIs infantis em todas as regiões do Estado. A rede pediátrica de saúde passa por uma sobrecarga por conta do aumento no número de casos de síndrome respiratória em crianças e, atualmente, acumula 11 pacientes na fila, segundo a Secretaria do Estado da Saúde.

As vagas disponíveis são cinco vezes menores do que as solicitações atuais. Nesta segunda-feira (23), há apenas dois leitos disponíveis em Santa Catarina, ambos na região do Vale do Itajaí, de acordo com o painel da secretaria. O restante do Estado segue com ocupação de 100% na pediatria.

Apesar disso, todos os pacientes estão sendo acompanhados por profissionais enquanto aguardam uma vaga, segundo o que informou a pasta.

O processo de ocupação das UTIs acontece de acordo com a região onde se localiza a criança, e por esse motivo a demora na fila pode ser maior. Em caso de emergência e falta de leitos nos locais, o Estado aluga UTIs particulares para prevenir que os casos se agravem ainda mais.

Por conta da situação, Santa Catarina reforçou a recomendação do uso de máscaras no Estado e pediu atenção à vacinação contra a gripe, incluindo crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas e idosos, e ressaltou os resultados positivos da imunização contra a Covid-19.

Os dados de Santa Catarina mostram que 12 crianças – de zero a 11 anos – já morreram por doenças respiratórias no Estado. Dessas, 10 foram por conta da Covid-19 e outras duas por Influenza A e H3N2.

Segundo a secretaria, o Estado está em contato direto com os hospitais que possuem leitos pediátricos para ampliar o número de vagas disponíveis, além de estar abrindo novos leitos infantis em UTIs adultas. A orientação é de que as famílias procurem, em um primeiro momento, os postos de saúde para terem um diagnóstico e tratamento inicial adequado, o que diminuirá a necessidade de um leito de UTI.

UTIs neonatais

Santa Catarina tem 10 leitos de UTIs neonatais disponíveis – o que representa uma ocupação de 95,24%. Desse total, seis vagas estão na região do Planalto Norte e Nordeste, uma na Grande Florianópolis e outra no Vale do Itajaí.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Trio envolvido em receptação é identificado e dois aparelhos celulares roubados a mão armada são recuperados em Criciúma

A ação policial foi desencadeada pela Divisão de Investigação Criminal de Criciúma (DIC), da Polícia Civil

Interligação de rede de água pode afetar abastecimento em municípios do Extremo Sul do Estado

A Casan orienta ao consumo racional de água.

Rodovias, ferrovias e portos: como a logística, apesar dos desafios, impulsiona a economia de SC

Entidades defendem a aprimoramento e otimização das estruturas de transportes no estado. Setor produtivo estima necessidade de R$ 20,3 bilhões até 2027.

Gaúcha é internada em estado grave após cair de bicicleta e bater cabeça em curva de estrada em SC

Acidente aconteceu quando a mulher caiu em uma curva e bateu a cabeça. Vítima foi levada para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.