Saúde

SC tem menos de 70% de ocupação em leitos de UTI SUS pela primeira vez em 2021

Em contrapartida, ao menos oito hospitais continuam lotados; Norte do Estado é a região com situação mais crítica

Divulgação

Pela primeira vez em 2021, Santa Catarina chegou a uma taxa de ocupação de leitos de UTI para adultos no SUS abaixo de 70%. Nesta quinta-feira (12), o número estava em 69,6%. De 1.513 vagas, 1.053 estavam ocupadas, segundo dados do governo do Estado.

Este é terceiro dia seguido que o Estado tem um índice abaixo de 70%. O menor foi na quarta-feira (11), com 69,5%. A última vez que Santa Catarina esteve com uma taxa na casa dos 60% foi em 9 de novembro do ano passado, quando o número estava em 66,3%, de acordo com o Painel do Coronavírus do NSC Total.

A queda nos índices de internação é vísivel ao observar a taxa por região. O Sul é o que tem o menor número, com 49,76% de ocupação dos leitos de UTI Adulto SUS. Em contrapartida, o Planalto Norte e Nordeste é a região mais crítica, onde 92,11% dos leitos estão ocupados.

Além disso, há uma semana não se tem pessoas na fila de espera por uma vaga nos hospitais catarinenses. A última vez foi no dia 4 de agosto, quando eram dois pacientes no Norte. Na Grande Florianópolis, já são quase quatro meses sem filas.

Divulgação / NSCTotal

Ao menos oito hospitais continuam com 100% de ocupação nos leitos de UTI Covid Adulto SUS

Se o recorte levar em conta apenas os leitos de UTI Covid SUS destinados a adultos, a taxa de ocupação em Santa Catarina está em 55,26%. Porém, ao menos oito hospitais continuam com 100% de lotação.

É o caso, por exemplo, do Hospital Municipal São José em Joinville, no Norte do Estado, onde os 30 leitos estão ocupados. Na cidade, inclusive, o único hospital público que não está lotado é o Hospital Regional Hans Dieter Schimidt, onde há duas vagas.

A região do Planalto Norte e Nordeste é a que tem a maior taxa, com 90,86% – com três hospitais com a ocupação máxima. Enquanto o Sul aparece com o menor número: 30,15%.

Mas também há quatro hospitais que zeraram o número de pacientes em tratamento para Covid nas UTIs públicas. É o caso, por exemplo, do Hospital Dom Joaquim, em Sombrio.

Nesta quinta-feira, o Estado confirmou mais 1.811 casos do coronavírus, chegando ao total de 1.130.282 desde o início da pandemia. Em relação as mortes, foram mais 25, com um total de 18.290.

Divulgação

Veja os hospitais com 100% de ocupação:

-Cepon, em Florianópolis;

-Hospital São José, em Maravilha;

-Hospital Bethesda, em Joinville;

-Hospital e Maternidade Jaraguá, em Jaraguá do Sul;

-Hospital Municipal São José, em Joinville;

-Hospital Sagrada Família, em São Bento do Sul;

-Hospital Santa Isabel, em Blumenau;

-Hospital Santo Antônio, em Blumenau.

Veja os hospitais sem pacientes nos leitos de UTI Covid Adulto SUS: 

-Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass, em Biguaçu;

-Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages;

-Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h Padre Aldo Seidel, em Mafra;

-Hospital Dom Joaquim, em Sombrio.

Estado registra o menor número de profissionais da saúde afastados desde o início da pandemia 

Na primeira semana de agosto, Santa Catarina registrou o menor número de profissionais da saúde afastados por Covid-19 desde o início da pandemia, com três casos confirmados e 31 suspeitos. Ao todo, desde março do ano passado, foram 37.353 notificações emitidas em 173 cidades catarinenses.

Para o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a vacinação foi fundamental para garantir a segurança dos profissionais nas unidades de saúde.

— A continuidade destas notificações pelos serviços de saúde em nosso Estado, durante a vigência da pandemia, continua sendo uma de nossas importantes ferramentas de monitoramento e valorização de nossos profissionais da saúde — destacou.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Vidro traseiro do carro é quebrado com lajota e carteira é furtada em Orleans

Posteriormente, a carteira e os documentos foram encontrados jogados na beira da Estrada Geral Rio Novo.

Contato Internet Contrata em Tubarão

Homem com mandado de prisão por homicídio é detido pela Polícia Militar de Criciúma

Ele foi flagrado pela PM durante o atendimento de ocorrência na qual cinco homens estariam agredindo um outro homem em via pública.

Menino tem 80% da audição comprometida; família busca ajuda para cirurgia em Criciúma

Valor total é de R$9 mil e será feita no dia 18 de outubro, no hospital São José.