Saúde

SC tem menos de 70% de ocupação em leitos de UTI SUS pela primeira vez em 2021

Em contrapartida, ao menos oito hospitais continuam lotados; Norte do Estado é a região com situação mais crítica

Divulgação

Pela primeira vez em 2021, Santa Catarina chegou a uma taxa de ocupação de leitos de UTI para adultos no SUS abaixo de 70%. Nesta quinta-feira (12), o número estava em 69,6%. De 1.513 vagas, 1.053 estavam ocupadas, segundo dados do governo do Estado.

Este é terceiro dia seguido que o Estado tem um índice abaixo de 70%. O menor foi na quarta-feira (11), com 69,5%. A última vez que Santa Catarina esteve com uma taxa na casa dos 60% foi em 9 de novembro do ano passado, quando o número estava em 66,3%, de acordo com o Painel do Coronavírus do NSC Total.

A queda nos índices de internação é vísivel ao observar a taxa por região. O Sul é o que tem o menor número, com 49,76% de ocupação dos leitos de UTI Adulto SUS. Em contrapartida, o Planalto Norte e Nordeste é a região mais crítica, onde 92,11% dos leitos estão ocupados.

Além disso, há uma semana não se tem pessoas na fila de espera por uma vaga nos hospitais catarinenses. A última vez foi no dia 4 de agosto, quando eram dois pacientes no Norte. Na Grande Florianópolis, já são quase quatro meses sem filas.

Divulgação / NSCTotal

Ao menos oito hospitais continuam com 100% de ocupação nos leitos de UTI Covid Adulto SUS

Se o recorte levar em conta apenas os leitos de UTI Covid SUS destinados a adultos, a taxa de ocupação em Santa Catarina está em 55,26%. Porém, ao menos oito hospitais continuam com 100% de lotação.

É o caso, por exemplo, do Hospital Municipal São José em Joinville, no Norte do Estado, onde os 30 leitos estão ocupados. Na cidade, inclusive, o único hospital público que não está lotado é o Hospital Regional Hans Dieter Schimidt, onde há duas vagas.

A região do Planalto Norte e Nordeste é a que tem a maior taxa, com 90,86% – com três hospitais com a ocupação máxima. Enquanto o Sul aparece com o menor número: 30,15%.

Mas também há quatro hospitais que zeraram o número de pacientes em tratamento para Covid nas UTIs públicas. É o caso, por exemplo, do Hospital Dom Joaquim, em Sombrio.

Nesta quinta-feira, o Estado confirmou mais 1.811 casos do coronavírus, chegando ao total de 1.130.282 desde o início da pandemia. Em relação as mortes, foram mais 25, com um total de 18.290.

Divulgação

Veja os hospitais com 100% de ocupação:

-Cepon, em Florianópolis;

-Hospital São José, em Maravilha;

-Hospital Bethesda, em Joinville;

-Hospital e Maternidade Jaraguá, em Jaraguá do Sul;

-Hospital Municipal São José, em Joinville;

-Hospital Sagrada Família, em São Bento do Sul;

-Hospital Santa Isabel, em Blumenau;

-Hospital Santo Antônio, em Blumenau.

Veja os hospitais sem pacientes nos leitos de UTI Covid Adulto SUS: 

-Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass, em Biguaçu;

-Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages;

-Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h Padre Aldo Seidel, em Mafra;

-Hospital Dom Joaquim, em Sombrio.

Estado registra o menor número de profissionais da saúde afastados desde o início da pandemia 

Na primeira semana de agosto, Santa Catarina registrou o menor número de profissionais da saúde afastados por Covid-19 desde o início da pandemia, com três casos confirmados e 31 suspeitos. Ao todo, desde março do ano passado, foram 37.353 notificações emitidas em 173 cidades catarinenses.

Para o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a vacinação foi fundamental para garantir a segurança dos profissionais nas unidades de saúde.

— A continuidade destas notificações pelos serviços de saúde em nosso Estado, durante a vigência da pandemia, continua sendo uma de nossas importantes ferramentas de monitoramento e valorização de nossos profissionais da saúde — destacou.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Polícia confirma nomes e revela que três vítimas morreram abraçadas no balão

Lista oficial confirma 13 sobreviventes e 8 vidas perdidas em Praia Grande; delegado relata cena comovente no local da tragédia

Comandante dos Bombeiros detalha dinâmica da tragédia com balão em SC

Balão subiu em chamas após tentativa de pouso; 13 pessoas saltaram, 8 morreram

Hospital atualiza estado de saúde de vítimas de acidente com balão em Praia Grande

Prefeitura decretou luto oficial de três dias após tragédia que deixou oito mortos no Extremo Sul de SC

‘Deus intercedeu’, diz Gean Loureiro após quase embarcar em balão que caiu em SC

Ex-prefeito afirma que só não embarcou por falta de vagas; tragédia deixou 8 mortos em Praia Grande