Clima

SC tem novo alerta para chuva intensa e temporais com granizo nesta terça-feira

Aviso da Defesa Civil é para tarde e noite, em diversas regiões do Estado

Divulgação

A Defesa Civil emitiu um novo alerta para chuva intensa e temporais em Santa Catarina nesta terça-feira (1). A previsão é de que aconteçam em um curto intervalo de tempo, entre a tarde e noite, em diversas regiões do Estado.

As condições para chuva e temporais são favorecidas pela passagem de uma frente fria pelo mar, aliada ao calor, umidade e um centro de baixa pressão sobre o Uruguai.

A chance é maior em toda a região Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, além de parte do Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Nestas regiões, há também um alto risco de ocorrências relacionadas aos raios, e eventual queda de granizo, rajadas de vento, alagamentos, deslizamentos e enxurradas. No restante do Estado, o risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.

Regiões com risco de chuvas e temporais em SC

Divulgação

Orientações da Defesa Civil:

– Tempestades com ventos fortes e raios: busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados; em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro; na praia, jamais fique na água.

– Alagamentos e inundações: evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados; evite transitar em pontilhões e pontes submersas; cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

– Deslizamentos de terra – fique atento aos seguintes sinais: inclinação de postes e árvores; qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência; aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Motorista embriagado atropela criança e adolescente perto de escola na Serra de SC

Homem fez o teste de bafômetro após a colisão

Cidade de SC oferece abrigo emergencial para pessoas em situação de rua após alerta de frio intenso

Estrutura é aberta nas noites de forte frio, quando as temperaturas ficam abaixo de 10 ºC; nesses dias, as abordagens e atendimentos são feitos das 19h às 7h

Estado anuncia que ampliará leitos de UTI infantil

Unidades de Terapia Intensiva para bebês e crianças enfrentam problema de superlotação em SC

Sensação térmica pode chegar a -20°C na Serra de SC; saiba como se proteger

O frio intenso que atinge Santa Catarina nesta semana pode provocar sensações térmicas abaixo de 0°C em algumas cidades do Estado. No alto da Serra, a previsão é de que moradores sintam frio de até -20°C.