Clima

SC tem novo alerta para temporais, alagamentos e queda de granizo nesta quinta

Chuva que persiste no Estado já deixou ruas alagadas e causou deslizamentos nesta quarta-feira (29)

Divulgação

Depois de registrar alagamentos e deslizamentos, Santa Catarina tem um novo alerta para a chance de temporais com queda de granizo nesta quinta-feira (30). Segundo a Defesa Civil, em ao menos nove regiões, o risco é moderado para ocorrências relacionadas à chuva.

O motivo para o tempo instável é a mesma combinação dos últimos dias: forte calor e a presença de um sistema de baixa pressão, de acordo com o órgão estadual. O alerta é válido até a meia-noite desta quinta.

A Defesa Civil diz, ainda, que em algumas regiões, a circulação marítima favorece a ocorrência de chuva em forma de pancadas e de maneira mais persistente ao longo do dia.

No Planalto Norte, Litoral Norte, Médio, Baixo e Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Sul, e em partes de Meio-Oeste, Oeste e Litoral Sul, o risco é moderado para enxurradas, alagamentos e deslizamentos.

Porém, a Defesa Civil orienta que do Extremo Oeste ao Litoral Sul também há chances de ocorrências associadas a temporais, como raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo.

Janeiro será de sol em SC

De acordo com a Epagri/Ciram, o tempo continuará instável em Santa Catarina na sexta-feira (31). Quem for curtir a virada do ano na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí encontrará o céu nublado com chuva ocasional.

Já no Oeste, o tempo será ensolarado. Nas demais regiões, segundo a Epagri/Ciram, o dia será de sol com pancadas de chuva de verão.

Porém, o cenário muda no sábado. O primeiro dia de 2022 será de tempo firme e ensolarado em todo o Estado, conforme a previsão da Epagri/Ciram. A chuva deve voltar no domingo (2), com risco de temporais localizados com granizo.

SC registra alagamentos e deslizamentos no Litoral

A chuva que persiste nos últimos dias trouxe alagamentos e deslizamentos no Litoral do Estado nesta quarta-feira (29). Em Florianópolis, um buraco surgiu em uma das ruas do bairro Jurerê. A ocorrência também afetou o abastecimento de água na região.

Já no bairro Ratones, dois deslizamentos de terra foram registrados na Servidão Pedreira Joaquim. Agentes do órgão municipal fizeram a avaliação no local e identificaram a possibilidade de novos deslizamentos, o que causaria risco de instabilidade na via pública. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Em Laguna, no Sul do Estado, segundo a prefeitura, em 30 minutos, choveu um acumulado de 25 mm, o suficiente para alagar várias ruas do município. Três bairros foram mais afetados: Portinho, Centro e Magalhães.

A água também invadiu a casa de alguns moradores. Equipes trabalharam durante toda o dia para contabilizar os estragos na região.

Um dos moradores da cidade chegou a andar de caiaque pelas ruas do municípios, após a água invadir a via. A cena inusitada foi compartilhada nas redes sociais de uma panificadora local.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Novo modelo será enviado aos estados e municipios até março

Cachoeira é interditada por tempo indeterminado após queda que matou jovem em SC

Leticia Silva Budal, de 20 anos, morreu após cair aproximadamente 50 metros dentro da cachoeira

SC tem 20 vezes mais pacientes em tratamento contra Covid do que no Natal

Em 25 de dezembro, estado tinha 1.987 casos ativos contra 45.915 de sexta-feira. SC enfrenta filas nos postos de saúde e unidades fechadas por causa do afastamento de profissionais da área.

Um ano de vacinação contra Covid-19 com início da imunização de crianças

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos é a forma que SC celebra data