Saúde

SC tem o menor número de internados em UTI por Covid-19 em um ano

Dados do Painel do Coronavírus apontam que há 224 pessoas internadas nas UTIs das redes pública e privada do Estado

Divulgação

No dia em que anunciou o início da aplicação da dose de reforço da vacina nos adultos com 18 anos ou mais, Santa Catarina registrou o menor número de internações em UTIs por Covid-19 em 2021. Nesta quarta-feira (17), de acordo com o Painel do Coronavírus do NSC Total, 224 pessoas seguem hospitalizadas no Estado. Também é a menor quantidade desde novembro do ano passado.

A última vez que o Estado teve menos que 250 pessoas internadas foi no dia 5 de novembro, quando eram 236 pacientes, de acordo com o Painel. Já o momento mais crítico nos hospitais ocorreu nos dias 2 e 7 de abril, quando Santa Catarina chegou a ter 1.148 pacientes com Covid internados.

Atualmente, dos confirmados, 195 estão em hospitais públicos, enquanto 29 permanecem na rede privada.

Divulgação

Ainda de acordo com o Painel, até esta quarta-feira (14), 267 pessoas estão internadas em hospitais de Santa Catarina. Além dos casos confirmados, há, ainda, 43 pacientes que aguardam o resultado de exames. Este também é o menor número internações em UTIs destinadas para o tratamento da doença desde outubro do ano passado, quando eram 268.

Além disso, desde o ínicio do mês, houve uma queda de 21,47% nas internações em UTI Covid-19 no Estado: passou de 340 para 267. Se a comparação levar em conta o período de um mês (17 de outubro a 17 de novembro), a queda é de 25,83%.

Dos 1.282 leitos de UTI destinados para adultos no Estado, 62,8% estão ocupados. Porém, apenas 17,8% deles é por conta da Covid-19, o que representa 228 vagas. Outras 577 continuam ocupadas, mas por outras enfermidades.

A região que possui a maior taxa de ocupação de leitos de UTI destinados para o tratamento de adultos é o Planalto Norte e Nordeste, com 64,78%. Já a que tem a menor ocupação é o Meio-oeste e a Serra Catarinense, com 11,54%.

Divulgação

Queda faz hospitais fecharem alas de UTI Covid

A queda nas internações vem refletindo diretamente na estrutura dos hospitais catarinenses. Vários já anunciaram o fechamento de alas, que permaneceram lotadas por meses, devido a falta de pacientes.

Em Criciúma, no Sul do Estado, por exemplo, a prefeitura anunciou nesta quarta-feira (17) que pela primeira vez desde o início da pandemia os leitos de UTI, tanto para casos suspeitos quanto confirmados, foram zerados. Para o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande, a vacinação foi fundamental para a conquista da marca.

— Foi com a aplicação de doses nas pessoas acima de 12 anos que hoje conseguimos chegar nesta marca tão importante. Estamos com os leitos de Covid-19 zerados, tanto nos suspeitos e nos confirmados. É um dia de muita vitória — disse.

Na semana passada, em Joinville, no Norte catarinense, o Hospital São José fechou uma das alas de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 devido a queda nas internações. O momento, inclusive, contou com um ato simbólico envolvendo os servidores.

SC tem o menor número de casos ativos em 17 mesesC

Santa Catarina também atingiu outra marca nesta quarta-feira (17): o menor número de casos ativos da Covid-19 em 17 meses. Segundo o Painel do Coronavírus, no momento, há 4.461 pessoas em tratamento contra a doença. Antes, a menor quantidade de pessoas que ainda podiam transmitir o vírus foi registrada em 25 de junho de 2020, quando eram 4.717 catarinenses.

Atualmente, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), há casos ativos em 234 municípios. A capital, Florianópolis, lidera a lista com 441 ativos, seguida de Joinville, com 413, e Blumenau com 235.

Além disso, nesta quarta-feira, o Governo do Estado confirmou mais 21 mortes em decorrência do vírus, chegando ao total de 19.863 vítimas desde o início da pandemia.

Com informações do NSCTotal

 

Notícias Relacionadas

Centro de Triagem encerra atividades e atendimentos são absorvidos pelas UBSs em Criciúma

Sintomáticos e suspeitos de Covid-19 serão atendidos pelas unidades de saúde

Coorsel arrecada tampinhas em prol da causa animal de Tubarão

Arrecadação foi entregue para as voluntárias que atuam na proteção de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos.

Atleta de Muaythai de Criciúma é convocado para mundial na Tailândia

Welinton Benvenutti Fernandes disputará a categoria Senior Elite até 71

Teatro Municipal Elias Angeloni recebe espetáculo “O Homem Mais Inteligente da História”

Peça será nessa sexta-feira (3)