Geral

SC tem previsão de neve com chegada de forte massa de ar frio

Primeiro registro de neve de 2021 em SC pode ocorrer na Serra e no Meio Oeste

Divulgação

Uma forte massa de ar frio chega a Santa Catarina no final desse domingo (27). As baixas temperaturas aliadas à umidade podem provocar o primeiro registro de neve no Estado na temporada de 2021.

A previsão indica que a neve ocorre entre segunda (28) e terça-feira (29) no Planalto Sul, podendo atingir também o Meio Oeste catarinense, em cidades com maior altitude, como Bom Jardim da Serra.

O metereologista da NSCTotal, Leandro Puchalski, explica que a neve é um tipo de precipitação e que o fenômeno só acontece quando há baixas temperaturas e umidade.

— Dessa vez, a gente vai ter uma frente fria e um ar frio entrando na retaguarda. Isso faz com que tenha a combinação de umidade com o frio, gerando a neve — conta o especialista.

Além de frio e umidade, Puchaliski explica que para a neve ocorrer é preciso que todas as camadas da atmosfera, desde a base da nuvem até o solo, estejam com temperaturas abaixo de 0 °C.

Tempo a partir de quarta-feira

A partir de quarta-feira Santa Catarina passa a ter um frio seco, o que faz a temperatura cair durante a madrugada de quinta (1º), podendo chegar a -7 °C na região Serrana. No mesmo período, a massa de ar seco predomina em todo Estado, com dias sem registros de chuva ou neve.

​A primeira neve de 2020 em Santa Catarina foi registrada no dia 20 de agosto em Bom Jardim da Serra, na região Serrana do Estado.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

PF prende em Araranguá falsificador de cédulas foragido há 5 anos

O homem de 54 anos foi preso quando viajava de carro para o Rio Grande do Sul; polícia apreendeu R$ 23 mil que estavam no veículo.

Previdência: os capítulos finais da reforma em Santa Catarina

Comissões Técnicas recebem nesta terça-feira (3) votos vista dos deputados que desejam mudanças no relatório preliminar.

SC amanhece com temperatura abaixo de -4ºC e geada

Temperatura mais baixa no amanhecer foi de -4,24ºC em Urupema.

Homem é assassinado a tiros dentro de casa em Araranguá

Trio foi abordado em um carro e um homem confessou o assassinato; duas armas foram apreendidas.