Geral

SC tem previsão de neve com chegada de forte massa de ar frio

Primeiro registro de neve de 2021 em SC pode ocorrer na Serra e no Meio Oeste

Divulgação

Uma forte massa de ar frio chega a Santa Catarina no final desse domingo (27). As baixas temperaturas aliadas à umidade podem provocar o primeiro registro de neve no Estado na temporada de 2021.

A previsão indica que a neve ocorre entre segunda (28) e terça-feira (29) no Planalto Sul, podendo atingir também o Meio Oeste catarinense, em cidades com maior altitude, como Bom Jardim da Serra.

O metereologista da NSCTotal, Leandro Puchalski, explica que a neve é um tipo de precipitação e que o fenômeno só acontece quando há baixas temperaturas e umidade.

— Dessa vez, a gente vai ter uma frente fria e um ar frio entrando na retaguarda. Isso faz com que tenha a combinação de umidade com o frio, gerando a neve — conta o especialista.

Além de frio e umidade, Puchaliski explica que para a neve ocorrer é preciso que todas as camadas da atmosfera, desde a base da nuvem até o solo, estejam com temperaturas abaixo de 0 °C.

Tempo a partir de quarta-feira

A partir de quarta-feira Santa Catarina passa a ter um frio seco, o que faz a temperatura cair durante a madrugada de quinta (1º), podendo chegar a -7 °C na região Serrana. No mesmo período, a massa de ar seco predomina em todo Estado, com dias sem registros de chuva ou neve.

​A primeira neve de 2020 em Santa Catarina foi registrada no dia 20 de agosto em Bom Jardim da Serra, na região Serrana do Estado.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Criciúma apresenta Jean Carlos e Léo Naldi; Jean deve estrear como titular no domingo

Jean Carlos deve começar jogando no domingo contra o Amazonas

Santo Antônio de Pádua: O Santo canonizado em menos de um ano

Núcleo Jovem da ACIO se destaca como espaço de troca e desenvolvimento

Com foco em capacitação, networking e impacto social, o grupo fomenta o empreendedorismo e oferece suporte e apoio aos participantes.

Novo caça Gripen desembarca em SC e reforça defesa aérea brasileira

Aeronave sueca de alta tecnologia chegou ao país pelo Porto de Navegantes e será integrada ao Esquadrão Jaguar, em Goiás