Geral

SC tem segunda maior cobertura de atendimento em creches do país, aponta estudo

Estado supera meta nacional prevista para 2024 e fica atrás apenas de São Paulo no índice de crianças de 0 a 3 anos matriculadas na educação infantil

Foto: Banco de imagens

Santa Catarina ocupa a segunda posição no ranking nacional de atendimento de crianças em creches, com 53,3% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas na educação infantil, segundo levantamento do Todos pela Educação divulgado nesta segunda-feira (11). O índice, baseado em dados da PNAD Contínua/IBGE, é superado apenas por São Paulo (56,8%) e está acima da média brasileira, de 41,2%. A marca coloca SC entre os dois únicos estados que já atingiram a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024, que prevê cobertura de pelo menos 50% nesta faixa etária.

O Estado também aparece em segundo lugar no indicador de menor proporção de crianças fora da creche por dificuldades de acesso, como falta de vagas ou distância — são 12,1%, atrás apenas dos 9,4% de SP. Apesar do bom desempenho, SC registrou o 10º menor crescimento de matrículas nos últimos cinco anos, com alta de 12,6% no período.

O estudo aponta ainda disparidades regionais e socioeconômicas: Norte e Nordeste concentram os piores índices e, em todo o país, crianças das famílias mais pobres têm taxa de atendimento (30,6%) quase duas vezes menor que as das famílias mais ricas (60%). Em Florianópolis, a cobertura chega a 53,7%, a quinta melhor entre as capitais brasileiras.

Notícias Relacionadas

Máscara PFF2 oferece quase 100% de proteção contra a Covid-19, aponta estudo

Pesquisa mostra que probabilidade de infecção é de 90% em caso de interações entre pessoas sem máscara

Três doses da vacina da Pfizer são eficazes contra ômicron, aponta estudo

Outros levantamentos estão sendo feitos para analisar se existe algum escape vacinal pela variante

Trecho da BR-101 em SC é o mais perigoso do Brasil, aponta estudo

O levantamento feito pela CNT revelou que o trecho entre os quilômetros 200 e 210 da BR-101, em Santa Catarina, é o líder em acidentes de trânsito no Brasil.

Alfabetização de adultos pode aumentar renda em até 16%, aponta estudo

Pesquisa inédita revela impacto da EJA na renda de alunos