Saúde

SC terá centros de testagem contra Covid gratuitos durante a temporada de verão

Conforme a Dive, serão testes de antígeno, com resultado que sai em até 20 minutos; medida faz parte da operação Verão Seguro

Diivulgação

Com o desafio de garantir a segurança durante um verão com expectativa de movimento pré-pandemia em Santa Catarina, Centros de Testagens para Covid-19 serão implantados em locais com fluxo intenso de turistas. Essa é uma das ações que serão tomadas pelo Estado na temporada 2021/2022.

Segundo Eduardo Macário, diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), serão disponibilizados testes de antígeno gratuitos, com resultado que sai em até 20 minutos. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai ceder os testes, equipamentos e as tendas que serão montadas em aeroportos, rodoviárias, além de lugares com grande circulação de pessoas. A definição dos locais onde os centros de testagem serão instalados ficará sob a responsabilidade dos municípios.

Ações na temporada

Nesta segunda-feira (20), o Governo do Estado lançou a operação Verão Mais Seguro em um evento no Bolsão da Casan, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Além dos cuidados quanto à transmissão do coronavírus, vigilância epidemiológica e sanitária, foram apresentadas ações relacionadas à promoção de SC como destino turístico, segurança pública, fornecimento de água e energia elétrica, proteção a banhistas e fiscalização rodoviária.

O Corpo de Bombeiros vai operar em 169 balneários com um efetivo de 2.130 guarda-vidas civis e 80 militares. Para garantir maior segurança nas praias, socorristas do Oeste do Estado serão deslocados para as cidades do litoral, de acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Barcelos.

— Nós vamos estar operando com picos de até 1,5 mil salva vidas. Todo o nosso aparato é reforçado durante a operação veraneio, de forma que a gente possa incrementar o serviço de salvamento aquático nas praias que não recebem o serviço o ano inteiro e acima de tudo reforçar os nossos atendimentos emergenciais, mais acidentes, mais incêndios, que também aumentam durante a temporada — informou o comandante.

Ainda no campo da Segurança Pública, até o dia 6 de março de 2022, os 531 novos soldados da Polícia Militar devem compor o efetivo que participará da operação.

Manutenção dos protocolos

Durante o lançamento da Operação Verão Mais Seguro, o governador Carlos Moisés (sem partido) afirmou que os protocolos adotados durante a pandemia da Covid-19 devem ser mantidos e que a testagem, monitoramento e rastreabilidade dos casos são relevantes para o controle da doença no Estado.

— Nós não temos que ter medo, temos que manter os protocolos. Onde houver reunião de púbico, especialmente, é preciso certificar que as pessoas estão vacinadas. Aquelas que não estejam vacinadas, que façam teste apresentando que não estão com a doença, como acontece nos países desenvolvidos — disse Moisés.

Questionado sobre visitantes que vêm de outros países, o governador ressaltou que as regras serão as mesmas.

— A relação com os estrangeiros é regulada pelo governo federal nas suas ações de cuidar de fronteiras, mas, independentemente, para aqueles que vêm em Santa Catarina os procedimentos serão os mesmos: de exigir protocolos — afirmou.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

PM salva criança de dois meses que se engasgou em Balneário Rincão

Segundo a PM, a guarnição estava indo para a Zona Sul quando foi surpreendida pelos pais

Drogas e quase R$2 mil em tráfico são apreendidos em Tubarão

Uma dupla foi presa por estar realizando o comércio ilegal de drogas

SC volta a ter 80% de ocupação nos leitos de UTI adultos após seis meses

Segundo dados do Painel do Coronavírus, ao menos 257 pessoas estão internadas com Covid-19 no Estado

Mais de 6 mil maços de cigarros são apreendidos na BR-101, em Paulo Lopes

A carga foi avaliada em R$ 20 mil