Saúde

SC terá Dia D da vacinação contra poliomelite neste sábado

Imunização previne a paralisia infantil e tem como público alvo crianças abaixo de 5 anos de idade

Foto: Agência Brasil

Neste sábado (8), Santa Catarina terá o Dia D da Campanha de vacinação contra a poliomielite, indicada para prevenir a paralisia infantil. O público-alvo são crianças menores de 5 anos, não imunizadas ou com caderneta incompleta.

A ação nacional irá ocorrer em postos de saúde de todo o Estado. A campanha pela vacina começou no dia 27 de maio e segue até o dia 14 de junho.

— A poliomelite é uma doença grave que se manifesta principalmente na paralisia dos membros inferiores. Santa Catarina não registra casos de poliomelite há quase 35 anos. Os últimos casos foram notificados em 1989. Isso tudo é graças à vacinação — incentiva Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive).

Segundo a Secretaria do Estado de Saúde, nesta primeira semana da campanha, 33.816 crianças, compareceram às unidades de saúde. Deste total, 23.408 com até 4 anos de idade foram imunizadas. As demais estavam com o esquema completo e não precisaram tomar novas doses.

Esquema de vacinação

O esquema de vacinação é de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses; e duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP), a vacina de gotinha, com 1 ano e 3 meses e 4 anos.

No período de Campanha, as doses da VIP continuam sendo aplicadas conforme esquema recomendado, mas a dose da VOP é aplicada de forma indiscriminada em todas as crianças de 1 a 4 anos, desde que já tenham recebido o esquema primário com a VIP.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Thiago Fontanela: Carbonífera Catarinense comemora 25 anos com missa

Atualmente a empresa emprega 600 empregos diretos e colabora para mais 5000 indiretamente, esse número deve crescer ainda mais com o decorrer dos anos

Tigre vence o Botafogo por 2 a 1 e sobe para 13º lugar no Brasileirão

Agiotas que cobravam dívidas até no local de trabalho das vítimas são presos em SC

Empresário está entre os presos

Fim de semana de veranico antecede chuvas e temporais em Santa Catarina

Esse novo veranico de junho antecede a passagem de uma frente fria