Segurança

SC teve 68 acidentes aéreos nos últimos 10 anos, com 19 mortes registradas

Casos incluem quedas de aviões agrícolas, ultraleves e também helicóptero sequestrado

Divulgação

Santa Catarina teve 68 acidentes aéreos nos últimos 10 anos. Treze desses casos foram fatais, o que resultou em um total de 19 mortes registradas, entre passageiros e tripulantes. Investigações sobre tragédias e incidentes com aeronaves voltaram à tona após a queda do avião que matou a cantora Marília Mendonça, de 26 anos, na última semana.

A maioria dos acidentes envolveram aviões, com 43 registros. Outros nove casos se referem a quedas e colisões de helicópteros e 16 casos a outros veículos, como ultraleves. Entre os 13 episódios que resultaram em mortes, seis se referem a aviões, três a helicópteros e quatro a ultraleves.

Os dados são do Painel Sipaer, ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão responsável pelas investigações de incidentes aéreos. Os números são referentes ao período de 2011 a 2021.

Em 2021, SC não teve acidentes aéreos registrados. Nos últimos 10 anos, a vez que o Estado teve mais casos deste tipo foi em 2016, quando houve 10 registros. Já os maiores números de mortes ocorreram em 2011 e 2018, ambos com cinco óbitos em colisões e quedas de aeronaves (veja mais abaixo).

O táxi aéreo, serviço prestado pelo avião da cantora Marília Mendonça que caiu na última semana, teve apenas três acidentes no Estado. Um deles foi o episódio do helicóptero sequestrado por bandidos e que caiu em Joinville (leia mais abaixo). As outras duas situações foram de aviões que tiveram problemas com trem de pouso na aterrissagem, mas em ambos os casos todos saíram ilesos.

Os acidentes aéreos em SC representaram 3,5% dos casos ocorridos em todo o país, que somaram 1.938 registros nesses 10 anos.

Apesar da queda nos acidentes nos últimos anos, os dados do Painel Sipaer trazem também registros de incidentes graves, quando há problemas com voo, mas que não resultam em lesões graves, morte, destruição ou desaparecimento da aeronave, e incidentes, conceito mais abrangente sobre imprevistos ocorridos em voos. De 2011 a 2021, foram 17 incidentes graves, sendo três somente este ano, e 99 incidentes em SC.

Acidentes têm aviões agrícolas e helicóptero sequestrado

Três dos acidentes com morte envolveram aviões usados na agricultura, para aplicação de produtos químicos e defensivos em áreas de plantio de banana. Nos três casos os pilotos perderam o controle das aeronaves durante a atividade. Em um deles, houve até mesmo uma colisão entre duas aeronaves durante o voo, em Luiz Alves, e nos outros episódios os aviões se chocaram contra um morro e contra o chão durante manobras.

Além dos três acidentes com mortes, houve ainda outros cinco acidentes com aviões agrícolas nesse período, nas cidades de Luiz Alves (3), Garuva e Ilhota.

Já entre os casos de acidente aéreo com morte envolvendo helicópteros, há um caso de muita repercussão, em 2018. Na ocasião, segundo o relatório do acidente e informações do Ministério Público Federal (MPF), bandidos sequestraram o piloto de um helicóptero que fazia voos panorâmicos para um parque temático e exigiram que ele pousasse a aeronave na penitenciária de Joinville, para ajudar na fuga de um detento. Os criminosos estavam armados, ameaçaram atirar contra o piloto e teriam até entrado em luta corporal com o profissional. A aeronave caiu, causando a morte do piloto e de dois bandidos. Um quarto ocupante foi resgatado com vida.

Os acidentes fatais também incluem episódios com quatro ultraleves que caíram ou se chocaram com árvores durante o voo. Nesses casos, os pilotos das aeronaves morreram.

Divulgação

Veja detalhes dos 13 acidentes aéreos com mortes em SC
Data: 3 de janeiro de 2011

Cidade: Corupá

Aeronave: avião agrícola

Mortos: 1 (piloto)

Data: 15 de julho de 2011

Cidade: Jaraguá do Sul

Aeronave: helicóptero

Mortos: 3 (piloto e 2 passageiros)

Data: 9 de dezembro de 2011

Cidade: São Bento do Sul

Aeronave: helicóptero

Mortos: 1 (piloto)

Data: 3 de novembro de 2012

Cidade: Balneário Camboriú

Aeronave: avião

Mortos: 2 (piloto e um passageiro)

Data: 7 de agosto de 2013

Cidade: Porto Belo

Aeronave: ultraleve

Mortos: 1 (piloto)

Data: 23 de agosto de 2015

Cidade: Porto Belo

Aeronave: ultraleve

Mortos: 1 (piloto)

Data: 1º de fevereiro de 2016

Cidade: Florianópolis

Aeronave: avião

Mortos: 2 (piloto e um passageiro)

Data: 30 de março de 2016

Cidade: Luiz Alves

Aeronave: avião agrícola

Mortos: 1 (piloto)

Data: 23 de fevereiro de 2017

Cidade: Garuva

Aeronave: avião agrícola

Mortos: 1 (piloto)

Data: 8 de março de 2018

Cidade: Joinville

Aeronave: helicóptero

Mortos: 3 (piloto e dois ocupantes)

Data: 28 de julho de 2018

Cidade: Itapema

Aeronave: ultraleve

Mortos: 1 (piloto)

Data: 15 de setembro de 2018

Cidade: Ipumirim

Aeronave: avião

Mortos: 1 (piloto)

Data: 3 de maio de 2019

Cidade: Concórdia

Aeronave: ultraleve

Mortos: 1 (piloto)

 

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam Proposições, Requerimentos, Projetos de Lei e Projeto de Resolução

No Grande Expediente, oito vereadores aproveitaram para fazer seus pronunciamentos.

Satc Digital e Coopera firmam parceria para a aplicação do ensino corporativo

De forma gratuita, cinco cursos livres foram lançados nesta segunda-feira e estão disponíveis para a comunidade

Número de casos ativos de Covid-19 despenca em SC e índice é o menor em 17 meses

Dados mostram que o Estado vive um momento menos delicado da pandemia, e caminha para um processo de estabilização

Assistência Social de Criciúma entrega alimentos para instituições sociais no Parque das Nações

Ao todo, foram distribuídos 960 kg de carne, 1.500 kg de banana, 60 cestas básicas e 90 kits de legumes para 30 instituições