Geral

Secretaria de Agricultura faz levantamento da cadeia leiteira

Objetivo é conhecer a realidade do produtor para auxilia-lo melhor

Com o objetivo de coletar informações sobre as necessidades dos produtores de leite de Orleans, uma reunião foi promovida pela Secretaria de Agricultura do município. A pasta também segue trabalhando no desenvolvimento de diversos projetos no município.

O secretário de Agricultura, Edésio Marchioro, explica que os produtores estão fornecendo informações como as unidades que atendem, a quantidade de animais que possuem e os materiais utilizados e os que estão necessitando. “É a partir do levantamento dessas informações que poderemos saber a melhor forma de auxiliar os nosso produtores”, pontua Marchioro.

Outros projetos como o Porteira a Dentro, que tem como foco a infraestrutura rural e oferece a recuperação dos acessos de propriedades, também já está em desenvolvimento no município, assim como os serviços de auxílio para abertura de silos e preparação do solo para construção de galpões para vacas de leite. Já o problema em relação aos borrachudos será solucionado em breve. A previsão é de que a aplicação do larvicida biológico de controle do inseto – BTI tenha inicio no dia 15 de maio.

A equipe da secretaria de Agricultura também está realizando visitas com o objetivo de reativar a agroindústria em algumas propriedades e também incentivar os produtores que almejam ampliar o negócio. A licitação para aquisição de sementes de aveia e azevém para o Programa de Melhoramento de Pastagem de Inverno, que tem o intuito de manter a produtividade leiteira no período de entressafra, foi realizada na tarde dessa quarta-feira (17). Sendo assim, a distribuição das sementes para produtores que possuem nota fiscal começará nos próximos dias.

Marchioro ainda lembra que os produtores devem realizar a prestação de contas a cada 60 dias. “No sistema anterior, os produtores só prestavam conta quando o bloco de notas terminava. Porém, agora é necessário que eles façam essa prestação a cada 60 dias. Pedimos que todos fiquem atentos ao prazo, pois o não cumprimento dele prejudica o município e os próprios produtores”, conclui o secretário.

Stéphanie Piava Pizzolatti/Comunicação Prefeitura de Orleans