Geral

Secretaria de Agricultura registra grande demanda por horas/máquinas

Conforme levantamento, em apenas seis meses já foram realizadas 2.200 horas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A agricultura familiar em Jacinto Machado vem diversificando graças ao grande incentivo de parte do Governo do Município, por meio da Secretaria de Agricultura e Irrigação em parceria com a EPAGRI e CIDASC.

Conforme relatório do secretário Adelino Sartor e seu diretor José Carlos Possamai Dela, no período em que está a frente da pasta, desde o dia 04 de março de 2015, fruto da diversificação da propriedade rural, foram solicitadas 5.400 horas/máquinas.

São muitas as ações realizadas com incentivo a adubação verde, distribuição de mudas frutíferas  , podas de videiras, “para termos boas safras de uva e bons vinhos, como já está ocorrendo”, comemora.

Sartor também ressalta o apoio na distribuição de calcário, sementes de milho, atendimento aos frigoríficos e agricultores nas propriedades com o auxílio do veterinário Everton, pela CIDASC e na defesa sanitária animal e vegetal e incentivo a piscicultura com distribuição de alevinos.

Serviços

Tem sido grande a procura dos produtores por serviços de horas/máquinas na Secretaria Municipal de Agricultura e Irrigação, a ponto de surpreender o secretário.

“Temos inscrições de 5.400 horas/máquinas e conseguimos atender a metade. Alguns podem pensar que o serviço está lento, mas na verdade o pedido de horas é que aumentou consideravelmente, devido a diversificação da propriedade rural”, revela.

Da Banana ao Maracujá

Além das ações já comentadas, a Secretaria de Agricultura e Irrigação está realizando horas/máquinas com serviços como: melhoria e abertura de estradas para os bananais, galpões para banana, destocamentos, valos, açudes para criação de peixes, preparação da lavoura para plantio de milho, aipim, fumo, entre outras culturas, furação para lavoura de maracujá e açudes para reserva de águas para irrigação da lavoura de arroz, como foi registrado na propriedade do agricultor Jacinto Coelho e filho, na localidade de Dois Irmãos.  

O secretário Adelino Sartor agradece a compreensão dos agricultores e espera zerar a fila de pedidos de horas/máquinas o quanto antes. Da mesma forma agradece ao prefeito Antonio João de Fáveri e o vice Adelor Emerich pelo total apoio que vem tendo para tocar a Secretaria de Agricultura e Irrigação de jacinto Machado.

Valor do serviço é o mesmo em sete anos de governo

O prefeito Antonio João de Fáveri comemora esse aumento de serviços prestados pela Secretaria de Agricultura, que desde que assumiu em 2009, não aumentou o custo da hora máquina. “Enquanto outros municípios subiram, Jacinto Machado permanece em R$ 30 por hora trabalhada e lá se vão 7 anos sem reajustes. Fizemos isso porque entendemos que a prefeitura tem que atender a agricultura familiar e mantê-los na atividade”, destaca.