Geral

Secretaria de Agricultura reúne líderes comunitários para entrega de BTI

A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria de Agricultura, segue trabalhando no combate ao mosquito borrachudo que afeta a qualidade de vida e as condições de trabalho dos agricultores. Em mais uma ação, a pasta reuniu os líderes das comunidades interioranas já cadastradas no projeto para entrega do larvicida biológico de combate ao borrachudo, o BTI. As aplicações devem ocorrer em duas doses, sendo que a primeira aplicação foi realizada no dia 15 e a segunda está programada para 30 de maio.

Durante o encontro, além das explanações sobre o modo correto de aplicação e informações sobre o produto distribuído, a Secretaria incentivou a adoção de medidas para retomar o equilíbrio ecológico, que é essencial para o controle natural do mosquito. A recomposição da mata ciliar, o impedimento do lançamento de dejetos e aumento da matéria orgânica nos rios, a limpeza das margens e o controle da pesca predatória foram as medidas debatidas.

O secretário de Agricultura, Edésio Marchioro, ressalta que o sucesso da campanha de combate ao borrachudo só é possível graças as parcerias. “É uma grande parceria entre os coordenadores das comunidades, que recebem capacitação para aplicar o produto, juntamente com a Secretaria e a Epagri local que oferecem todo suporte”, observa o secretario. “Já programamos dias de campo nas comunidades de Km 92, Taperinha, Furninhas, Brusque do Sul e Rodeio da Anta para reforçar as instruções e realizar o levantamento de mais locais de aplicação”, acrescenta.

As comunidades já cadastradas e contempladas na primeira parte do programa foram: Barracão, Rodeio da Anta, Rio Capivaras, Rio Cafundó, Rio Pinheiros Baixo, Rio Pinheiros Alto, Rio Laranjeiras, Vila Nova, Taipa, Serraria, Boa Vista, Oratório, Rio das Furnas, Rio Novo, Furninhas e Rodeio do Açucar. As demais localidades que tiverem interesse em participar do programa integrado de controle ao mosquito borrachudo devem procurar a secretaria de Agricultura ou EPAGRI do município.

Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti