Política

Secretária de Educação participa de sessão na Câmara

Karla Dandoline Masiero respondeu aos questionamentos dos vereadores. Convocação partiu do vereador Antonio Nunes (PSDB).

Atendendo convocação da Câmara de Vereadores, por meio de requerimento de autoria do vereador Antonio Nunes (PSDB), a secretária municipal de Educação de Lauro Müller, Karla Dandoline Masiero, compareceu a sessão desta segunda-feira (9), às 19h, para prestar esclarecimentos sobre a educação no município.

Em meio ao bate boca entre o presidente da Casa, Manoel Jades Izidorio (PMDB) e o vereador Ramiris Fontanella (PP), que discordaram devido ao número de perguntas estipuladas para cada vereador, a secretária fez inicialmente uma explanação sobre todas as ações da Secretaria, dando enfoque para os benefícios da municipalização do ensino fundamental e a implantação do sistema “Aprende Brasil” da editora Positivo na rede municipal.

A seguir, Karla Dandoline Masiero, passou a responder os questionamentos dos vereadores, iniciando pelo autor da convocação, Antonio Nunes, que perguntou se o município se preparou para assumir, com a municipalização, as séries do sexto ao nono ano e se o fechamento da escola da comunidade de Mina Nova passou pelo Conselho Municipal de Educação. “O fechamento da escola de Mina Nova passou sim pelo Conselho Municipal de Educação e só ocorreu por que do jeito que estava não tinha condições de oferecer uma educação de qualidade para os alunos que freqüentavam aquela escola. Pois, por ser multiseriada os professores não queriam lecionar nela. Inclusive, houve reuniões com os pais e com a Promotora de Justiça sobre o problema”, explicou a secretária, acrescentando que os profissionais do magistério estão conseguindo atender sim as séries finais do ensino fundamental e a secretaria está tentando inclusive estender o sistema Aprende Brasil para estas séries.

Toninho Nunes fez outros questionamentos, entre os quais por que a servidora Rosicleia Borges, foi transferida da área administrativa da Secretaria de Educação para uma escola. “Não existe servidores lotados na Secretaria de Educação, lá trabalham aqueles que são de confiança, e esta servidora não era de minha confiança”, respondeu.

O vereador José Antonio De Bettio (PSDB), registrou que foi informado por pais de alunos de Mina Nova, que o transporte escolar está indo pegar as crianças pela manhã, porém não está levando de volta no final das aulas. De Bettio também disse que recebeu reclamações quanto a superlotação nos microônibus que fazem o transporte de alunos. “Não tenho conhecimento dos fatos, pois nenhum pai nos procurou na secretaria, mas amanhã mesmo estarei averiguando o que o senhor disse e se houver problemas vamos tomar as providências necessárias”, ressaltou a secretária.

O último a questionar foi Alfonso Nuernberg (PMDB), que perguntou se as três escolas municipalizadas têm salas e professores suficientes para atender os alunos. “Estão todos com seus devidos professores e suas devidas salas”, informou.

Confira abaixo os áudios com a participação da secretária.