Geral

Secretaria de Saúde de Criciúma realiza mutirão para colocação de DIU

Ação realizada na última terça-feira, visa diminuir a fila de espera nas UBSs do município

Divulgação

Mulheres que aguardavam na fila, em Criciúma, para colocação de DIU receberam uma boa notícia neste final de ano. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo Condutor da Rede Cegonha, realizou na última terça-feira (14), no Centro Saúde da Mulher, no bairro Santo Antônio, um mutirão para colocação do dispositivo. “Neste primeiro momento foram agendadas apenas 30 vagas, mas outras ações como esta estão previstas para o ano que vem”, ressaltou a enfermeira e coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Lucimara Ferreira Nunes.

Segundo ela, que também é coordenadora do Grupo Condutor da Rede Cegonha no município, a ação visa diminuir a fila de espera das UBSs. “O mutirão é ainda um trabalho de Planejamento Familiar, que é um conjunto de ações que regulam a fecundidade. O Dispositivo Intra Uterino, o DIU, é um método seguro e eficaz, ofertado pelo SUS, e realizado no Saúde da Mulher, sendo, portanto, uma forma de auxiliar as famílias atendidas no município”, concluiu.

Participaram do mutirão uma equipe de duas enfermeiras e quatro médicos, sendo um ginecologista, além de duas técnicas de enfermagem, recepcionista e higienizadora.

Notícias Relacionadas

Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Novo modelo será enviado aos estados e municipios até março

Cachoeira é interditada por tempo indeterminado após queda que matou jovem em SC

Leticia Silva Budal, de 20 anos, morreu após cair aproximadamente 50 metros dentro da cachoeira

SC tem 20 vezes mais pacientes em tratamento contra Covid do que no Natal

Em 25 de dezembro, estado tinha 1.987 casos ativos contra 45.915 de sexta-feira. SC enfrenta filas nos postos de saúde e unidades fechadas por causa do afastamento de profissionais da área.

Um ano de vacinação contra Covid-19 com início da imunização de crianças

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos é a forma que SC celebra data