Saúde

Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça alerta para alto número de faltas em exames e consultas

Ausências não justificadas causam impacto financeiro aos cofres do município.

Foto: Divulgação

Muitas vezes um paciente aguarda por meses até chegar a sua vez de se consultar ou fazer exames, porém, na data previamente agendada, ele não comparece, e nem dá explicações. O caso é mais comum do que parece e em Morro da Fumaça não é diferente.

O absenteísmo, que é como os profissionais da saúde chamam esta ausência não justificada, acaba causando impacto financeiro aos cofres do município.

O secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi, explica que um profissional é pago por um determinado número de exames ou consultas e se os pacientes faltam, este valor não é diminuído. “Se um profissional da saúde foi contratado para dez consultas e comparecem apenas cinco pacientes, nós precisamos pagar pelos dez agendados. Isso acaba gerando despesas desnecessárias e ainda aumenta a fila de espera”, relata.

 

O maior número de faltas registrado em 2018 foi para Ginecologista: 12,9% se ausentaram da consulta. Os exames de Tomografia também registraram muitas faltas: 12,5%.

Consequências

O paciente que falta ao exame ou consulta volta ao final da fila, demorando ainda mais para ser atendido. Caso justifique a ausência, há a possibilidade de ser recolocado no sistema.

Para atender a demanda de Morro da Fumaça, a secretaria fez o credenciamento de diversos especialistas, ampliando a área de atuação, entre eles, a Rede Municipal de Saúde passou a contar com Médico Vascular, Ginecologista, Psiquiatra, Ortopedistas, entre tantos outros. “A nossa intenção é sempre oferecer o melhor atendimento possível aos fumacenses, por isso aumentamos o número de especialidades e aperfeiçoamos diversas outras coisas, por isso pedimos a compreensão da população para que nos avisem em caso de falta às consultas ou exames”, fala o secretário.

Colaboração: Marcion Bortolin / Prefeitura Morro da Fumaça

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Portal da Transparência: população pode tirar dúvidas de investimentos para combater à Covid-19 em Criciúma

Criciumenses podem mandar também sugestões para o governo municipal.

Prefeitura de Braço do Norte lança Ô de casa!, projeto que aproximará a população da administração municipal

Ao todo serão 10 encontros, que contemplará todos os bairros e comunidades braçonortenses.

Alto número de faltas em consultas e exames prejudica pacientes da saúde de Siderópolis

As ausências comprometem a capacidade de marcação de consultas de uma Unidade Básica de Saúde.