Poder Legislativo

Secretário Regional vai a Câmara falar sobre a entrega do Kit Piscicultura

Foto: Suham Dellatorre

Foto: Suham Dellatorre

A Câmara de Vereadores de Braço do Norte iniciou a sua sessão semanal com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional (SDR), Roberto Kuerten Marcelino, convidando a todos para participar do lançamento do Programa Kit de Piscicultura, que ocorre nesta quarta-feira, dia 11, às 19h30min, no Pesque Pague Borgert.

Segundo Roberto, o programa Kit de Piscicultura tem como objetivo aumentar a produção de peixes na região de 4,2 para 10 mil toneladas por ano, capacitar até 2017 todos os produtores de peixe do Estado, além da entrega de kit para aumento de produção. "O aumento da produção gera aumento de renda diretamente ao produtor. O que hoje é produzido em duas toneladas por hectare passaria a dez toneladas, com um aumento na renda de R$ 24 mil por safra", finalizou.

Os vereadores realizaram seis indicações, entre elas, a solicitação de passeio público em volta do trevo de acesso ao município, realizada pelo vereador Emerson Machado Fernandes (PMDB), que retornou após 30 dias afastado.

Já a vereadora Arlete Ramos (PP), solicitou a recuperação da ponte pênsil e a recolocação do semáforo nas esquinas da Avenida Felipe Schmitd com a rua Raulino Horn, no centro.

A vereadora Cléia Demétrio (PMDB) solicitou o patrolamento e colocação de saibro nas ruas João Generaldo de Oliveira, Padre João Bosco Sombrio e Paulo Sombrio, no Bairro São Francisco de Assis.

Já o vereador Jordão Walter Santana (PP) solicitou a colocação de duas cargas de saibro na Estrada Geral de Travessão que parte da Rodovia Estadual SC-370, Km 153 até a ponte Nair Santana Pickler, sendo que os próprios moradores se dispõem a espalhar o saibro. E a vereadora Maria da Silva Kulkamp (PP), solicitou o patrolamento da parte final da Rua Sete de Setembro, no encontro com a Rodovia Estadual SC-108.

Os vereadores também realizaram Moções de Congratulações. Mario Jorge Danielski (PSD) parabenizou a CDL de Braço do Norte, através do presidente, Edemir Della Giustina, pelo início da Campanha Transporte Solidário, com o objetivo de evitar congestionamentos e problemas de estacionamentos. Também parabenizou o piloto Lucas Goulart, integrante do Motoclube Feras da Trilha, que é organizador do Enduro Nacional das Neves, em Braço do Norte, pela conquista do título de bicampeão catarinense na categoria Master Motocross, principal categoria do enduro de regularidade de Santa Catarina, o piloto Mario Goulart, integrante do Motoclube Feras da Trilha, pela conquista do segundo lugar na categoria Over50 Motocross, categoria do enduro de regularidade de Santa Catarina e o piloto Israel Westphal, integrante do Motoclube Feras da Trilha, pela conquista do título da categoria Sênior Motocross, categoria do enduro de regularidade de Santa Catarina.

A vereadora Cléia felicitou a Escola Estadual de Educação Básica Jacob Luiz Neibel, pela 1º Feira Científica e Cultural, realizada em 7 de novembro. Já a vereadora Soraya Michels Richter (PSDB), congratulou o presidente da CAEP da comunidade de Avistoso, Edinho Kulkamp, e demais organizadores, pelo excelente jantar servido no dia 7 no Centro Comunitário e a vereadora Maria parabenizou as polícias Militar e Civil pelos excelentes trabalhos desenvolvidos no combate e repressão ao crime e, também, à CAEP do Capitel, no Lado da União, através de seu presidente, Moacir Della Giustina, e colaboradores, pelo excelente jantar dançante servido no último sábado.

A vereadora Cléia também apresentou a Moção de Pesar 055/2015, à família de José Pinter.

Na Ordem do Dia, foi aprovado, em primeira e única deliberação, o Projeto de Lei Ordinária CM 017/2015, de autoria do vereador Osvaldo de Souza Balbino (PMDB), que “Dispõe sobre a obrigatoriedade da criação do Conselho Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa do Município de Braço do Norte.

Também foram aprovados, por unanimidade, em primeira e única deliberação, os projetos de Lei Ordinária CM 020/2015 e CM 021/2015, de autoria do vereador Antônio Bittencourt de Souza (PSD). O primeiro: “Aprova modelo de abrigo de passageiros, e dá outras providências", o segundo: “Autoriza o poder público a promover a concessão pública a pessoas físicas ou jurídicas para construção de abrigo de passageiros da cidade. O Projeto de Lei Ordinária CM 028/2015 da vereadora Soraya, também foi aprovado por unanimidade. Em seguida, foi votado o Projeto de Decreto Legislativo 012/2015, de autoria do dereador Antônio que “Concede Título de Cidadão Honorário a José Eising Esser, aprovado por oito votos a favor e dois contra.

Também foram votados os requerimentos 094/2015, do vereador Emerson, que “Requer que se estude medidas que permitam a adesão desta Casa as Campanhas do "Novembro Azul", desenvolvidas com o intuito de preservar a saúde masculina, em todos os âmbitos sejam municipais, estaduais e federais", e o 095/2015, da vereadora Arlete, que “Requer o envio de ofício ao Hospital Santa Teresinha para que esclareça o valor de recursos recebidos e aplicados na construção do novo Hospital, de forma detalhada". Aprovado por 9 votos contra 1. Além dos Pedidos de Informação 024/2015, do vereador Emerson, que solicita as seguintes informações: "Qual o número de servidores atualmente ativos e inativos na municipalidade, bem como, seus cargos e funções", aprovado por unanimidade e 025/2015, da vereadora Soraya que solicita as seguintes informações: "Quando o Poder Executivo vai determinar a ordem de serviço para execução da drenagem pluvial, terraplanagem e colocação dos paralelepípedos na Rua Generaldo João de Oliveira, no Bairro Santa Augusta, no trecho entre as vias: Rua Vereador Severiano Francisco Sombrio e Avenida Getúlio Vargas, sendo que os paralelepípedos já se encontram depositado no local", aprovado por unanimidade.

Fez uso da Tribuna Livre Ramon Vieira, também proprietário do Studio de Dança Raquel Pereira, que pediu apoio na realização do evento cultural Braço do Norte em Dança, que ocorre no dia 13 de dezembro e que está em seu sétimo ano.

Finalizando, os vereadores Emerson e Maria fizeram uso das explicações pessoais. A próxima sessão ocorre na segunda-feira, 16.

Colaboração: Suham Dellatorre/Especial Sul in Foco