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Segunda Audiência Pública para debater o Plano Municipal de Resíduos Sólidos será realizada na terça-feira

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

Na terça-feira (31), às 19 horas, será realizada no Auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Samae, a segunda Audiência Pública para tratar das Diretrizes e Propostas para elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de São Ludgero. O plano está sendo desenvolvido com total apoio da Associação dos Municípios da Região de Laguna – Amurel, e participação direta da empresa SC Engenharia e Geotecnologia.

Com uma população de 12 mil habitantes o município fechou o ano de 2014 gerando 229 toneladas de lixo mensalmente. O Município possui um custo mensal médio atual de R$ 54 mil com as empresas Recicle, Serrana Engenharia Ambiental, Servioeste Soluções Ambientais, bem como os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Obras para que juntas aconteça o recolhimento, triagem, compostagem, destinação de rejeitos com transporte até o aterro sanitário, limpeza pública e destinação ao lixo gerado pelo setor de saúde.

Através de um diagnóstico minucioso realizado no município constatou-se de que todo o lixo gerado, mais de 40% é resíduos orgânicos, 35% recicláveis secos e 24% são rejeitos. A arrecadação com a taxa de lixo, através do IPTU para coletar e dar destino correto ao lixo cobre apenas 33% dos custos municipais.

Na cidade não existe nenhuma parceria e convênio, através da chamada parceria compartilhada, com indústrias, comerciantes e fabricantes para o recolhimento e destinação correta de determinados produtos como pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, agrotóxicos, lâmpadas e eletrodomésticos.

Há ações individuais, como a do Grupo Copobras, que mantém um programa interno para recolhimento de óleo utilizado nas residências e a ação da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero – Cegero, que disponibiliza vários coletores pela cidade para as pessoas depositarem lâmpadas que de período em período são recolhidas e o destino correto é dado por uma empresa especializada que é paga pela Cooperativa.

Sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, o prefeito Volnei Weber, diz que o município já sinalizou positivamente para integrar o Consórcio Santa Catarina, uma proposta regionalizada para a Gestão dos Resíduos Sólidos, de que atualmente a coleta realizada na cidade apresenta falhas e que a solução correta para o lixo gerado é um grande desafio futuro não só da Administração Municipal, mas dos empresários, comerciantes e população em geral.

“Através do esforço conjunto e união podemos alcançar êxito e sermos referência, assim como já acontece na parte de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem pluvial”, observa. Volnei pontua que também existem falhas em relação à limpeza urbana e suas destinações.

“O Plano envolve várias situações que interessa a todos e que por este motivo é importante que a comunidade em geral, segmentos e representantes participem da Audiência e de todo o processo de elaboração para juntos traçarmos as diretrizes, estratégias, metas e a implantação de fato”, reforça.

Atualmente, de todo lixo recolhido em São Ludgero, por força de contrato, 20% é reciclado através da empresa Recicle, antes de ser destinado ao aterro sanitário no município de Pescaria Brava.

Pontos importantes que precisam ser definidos no plano:

– Setor Administrativo Municipal responsável;

– Adesão ou não a algum tipo de consórcio;

– Identificar e cadastrar estabelecimentos privados, geradores de determinados resíduos, com rotinas de registro das informações e ainda celebrar reuniões e termos de compromissos;

– Cadastramento dos catadores/sucateiros que atuam no município;

– Plano para destinação dos resíduos de construções, demolições, podas etc…;

– Definição de projeto que trata da área de triagem;

– Definição de projeto que trata da área de compostagem;

– Pontos voluntários de entregas de determinados lixos;

– Parcerias e convênios a serem firmados;

– Coleta Seletiva do Lixo.

Etapas da Elaboração do Plano:

– Mobilização Social e Divulgação;

– Elaboração do Diagnóstico da Situação Atual;

– Definição de cenários futuros;

– Definição das diretrizes e estratégias – planejamento das ações;

– Metas, programas e recursos necessários;

– Processo de implementação do PMGIRS.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero