Geral

Segunda etapa da pavimentação tem 80% do trecho concluído

A Segunda etapa da pavimentação da rodovia BR-424, que liga Braço do Norte à comunidade do Pinheiral, encontra-se com mais da metade do trecho, cerca de 3,5 quilômetros, com a base de brita graduada, esperando apenas a finalização com a camada asfáltica; 500 metros com o macadame, a penúltima camada, e 2 quilômetros com a terraplanagem sendo finalizada.

Para o secretário de desenvolvimento regional de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, como houve vários períodos de chuva forte, o trecho o cronograma aumentado. “Como há um trecho com a terraplanagem sendo concluída os funcionários não conseguem trabalhar, então aumentamos o prazo de entrega para dezembro”, conclui.

Atualmente são mais de 20 homens e oito máquinas trabalhando ao longo da via, todos os dias da semana, incluindo três finais de semana por mês. “Todos os cortes que eram necessários fazer no trecho já estão prontos, agora estamos rebaixando alguns trechos e aterrando outros. Acredito que cerca de 80% da obra total esteja pronta, mas os 20% que faltam ainda irão demorar, pois pegamos um período um tanto chuvoso, o que nos atrapalha”, enfatiza o encarregado de obras, Aldo Cardozo.

A comunidade de Pinheiral está entre as mais importantes para a economia do município. É uma das principais vias de Braço do Norte, interligando o centro da cidade com as comunidades de Avistoso, Taquarussú, Riacho Alegre, Baixo Pinheiral e Pinheiral. Pelas suas margens, dezenas de frigoríficos e granjas de suínos que geram centenas de empregos. Também está situada numa das principais bacias leiteiras da região.

O morador José dos Santos, 58 anos, afirma que o sonho está se tornando realidade. “Já tínhamos um pedaço do asfalto pronto, agora ele irá passar próximo a minha casa e acredito que com isso irá valorizar ainda mais meus terrenos. Sem contar que é muito bom ver como as pessoas se preocupam com o interior do município”, enfatiza ele.

Desde o ano passado, com a obra em andamento, o agronegócio na microrregião foi ainda mais impulsionado e o número de indústrias instaladas no local passou para 25. Juntas, geram quase dois mil postos de trabalho.

Chênia Cenci/Comunicação SDR Braço do Norte