Segurança

Segurança Pública de Santa Catarina fecha 2020 com queda histórica nos índices de criminalidade

Em 2020, a Segurança Pública de Santa Catarina fechou o ano com queda em quase todos os índices de criminalidade

Divulgação

Em 2020, a Segurança Pública de Santa Catarina fechou o ano com queda em quase todos os índices de criminalidade, tais como: furto, roubo, mortes violentas, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, homicídio e feminicídio. Os dados foram levantados pela Gerência de Estatística e Análise Criminal e são comparativos com o ano de 2019.

O número de homicídios registrado em 2020, 690, é o menor desde 2008, quando o Estado registrou 752.

Além disso, mais da metade dos municípios catarinenses, 154, não registraram nenhum homicídio durante todo o ano.

O feminicídio e a violência doméstica, que por conta do isolamento social aumentou em todo o país, em Santa Catarina caiu 1.7%.

O latrocínio também é outro crime que mostrou o melhor resultado em 12 anos. Caiu de 51 registros em 2008 para 19 em 2020. Em comparação com o ano anterior, a queda é de 32%.

O roubo e furto à instituição financeira também caiu expressivamente. Para se ter uma ideia, em 2014 o Estado chegou a registrar 548 roubos e furtos a banco, número que em 2020 fechou em 63.

Os números mostram que as forças de segurança estão atingindo as metas na busca pelo combate à criminalidade e que este novo modelo, com o Colegiado Superior de Segurança Pública, dando autonomia às instituições, está no caminho certo.

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.