Segurança

Segurança Pública: mais de mil servidores serão contratados em Santa Catarina

Ainda não há definição de quantos profissionais virão para a região.

Foto: 5º Batalhão de Polícia Militar/Divulgação/Notisul

Foto: 5º Batalhão de Polícia Militar/Divulgação/Notisul

Uma boa notícia para a população de Santa Catarina: 1.294 servidores que foram aprovados em concurso público serão convocados no dia 1º de junho. As vagas são divididas – 658 para a Polícia Militar, 420 para a Polícia Civil, 66 delegados e 150 para o Instituto Geral de Perícias – IGP. 

Por enquanto, não tem como saber os locais para onde as vagas serão destinadas. De acordo com o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Giovani Silveira do Livramento, isso será definido pela necessidade de cada município. 

Em recente entrevista ao Notisul, ele enfatizou que a demanda é bem maior que o efetivo. “A contratação não acompanha o aumento da criminalidade”. Hoje, há cerca de 240 agentes para atenderem os seis municípios de abrangência do batalhão. Há dez anos havia quase o dobro. Seria necessário em torno de dois mil novos policiais por ano para dar conta, segundo Livramento. 

A confirmação das contratações veio do governador Raimundo Colombo, que ressaltou que a medida é fundamental para atender a demanda da sociedade no setor da segurança. “É uma prioridade e um dever nosso atender, porque todo ano ocorre uma diminuição no efetivo. A realidade financeira é delicada, mas vamos ser ainda mais criteriosos com as despesas para poder atender essa necessidade da população”, salientou Colombo.