Clima

Seis casos de hipotermia confirmados em São Joaquim

A cidade de São Joaquim registrou seis casos de hipotermia nesses últimos dois dias. Uma das vítimas do frio ainda está internada no Hospital Sagrado Coração de Jesus, em São Joaquim.

Uma senhora de 65 anos, moradora de São Joaquim, com as iniciais Z. V., sentiu-se mal em sua residência na manhã desta terça-feira (23) enquanto se preparava para viajar. A mulher foi conduzida ao hospital de São Joaquim, onde foi diagnosticada a hipotermia. Ela está internada e seu estado é estável.

As outras cinco vítimas do frio são trabalhadores de câmaras frias, na sua grande maioria mulheres, que passaram mal no setor de classificação das principais empresas de produção de maçã de São Joaquim.

O médico da emergência do hospital, Leonardo Bathke, foi quem efetuou o atendimento das pessoas que apresentavam o quadro de hipotermia. Segundo Leonardo, a hipotermia ocasiona uma baixa de açúcar no sangue. Os pacientes que apresentam este quadro devem ser tratados com glicose injetada no sangue para controlar a temperatura corporal e aquecê-los com lençóis térmicos.

Ainda de acordo com Leonardo Bathke, a maioria dos casos de hipotermia em São Joaquim estão  sendo ocasionados devido aos gélidos trabalhos nas câmaras frias em dias de frio. ”As empresas produtoras de maçã em São Joaquim devem trabalhar na prevenção destes casos de hipotermia, trabalhando melhor o tipo de alimentação de seus funcionários, principalmente os que ficam nas esteiras de classificação, onde os casos têm sido mais incidentes. Para evitar a hipotermia o funcionário tem que estar bem agasalhado e consumir alimentos com açúcares. Acho que não custaria nada para as empresas darem um chá doce, hortelã ou cidreira de vez enquanto para os funcionários,“ relatou o médio ao Portal São Joaquim Online.

Para Leonardo Bathke, os casos mais comuns de hipotermia em São Joaquim ocorre em idosos e em funcionários das esteiras do setor de classificação e estocagem de maçã. Os casos também podem ocorrer com trabalhadores do campo e em pessoas que vestem poucos agasalhos e que não tenham uma alimentação baseada em açúcares nesta época ano.