Clima

Seis cidades de SC têm risco de deslizamento após chuva persistente

Santo Amaro da Imperatriz é a única cidade que tem duas regiões com risco

Divulgação

As chuvas persistentes nos últimos dias em Santa Catarina atingem principalmente as regiões da Grande Florianópolis e do Planalto Norte e trazem risco de delizamento para algumas localidades do Estado. Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Águas Mornas, São José, Antônio Carlos e Joinville registram possibilidade de deslizamento de terra nesta quarta-feira (13), segundo a Epagri/Ciram.

Pontos com risco de deslizamento

Santo Amaro da Imperatriz – Sul do Rio
Santo Amaro da Imperatriz – Vargem do Braço
Palhoça – Alto Aririú
Águas Mornas – Beira Rio
São José – Kobrasol
Antônio Carlos – Usina
Joinville – Vila Nova

O acumulado de chuva na Grande Florianópolis entre segunda e terça-feira (12) ultrapassou a expectativa de volume de água para todo o mês de outubro, segundo a Epagri/Ciram. Na região do Planalto Norte choveu o que era esperado em 10 dias do mês de outubro. Essa quantidade de água acende o alerta para deslizamentos, como explica o metereologista Marcelo Martins.

— Um milímetro de precipitação equivale a 1 quilo de água. Se você tem 1 quilo de água em um metro quadrado parece pouco, mas se em um dia você tem 140 quilos de água sobre cada metro quadrado. Essa água toda pesa e começa a ir para o solo. A partir do momento que ele satura, principalmente nas regiões que são inclinadas e tem vegetação, ocorre os deslizamentos.

Santo Amaro e Palhoça foram as principais cidades atingidas

A chuva persistente na Grande Florianópolis causou estragos principalmente em Santo Amaro da Imperatriz. Na noite de terça-feira (12), cerca de 100 famílias estavam isoladas na cidade. O número reduziu para 40 na manhã desta quarta. As aulas da rede municipal e o transporte escolar em Santo Amaro foram suspensos. Duas casas chegaram a ser interditadas e houve deslizamento.

Os bairros mais atingidos foram Braço São João e Sul do Rio, na limitcom Palhoça. Estradas ficaram interditadas no local. Em Palhoça, a prefeitura decretou situação de emergência. Foram registrados diversos pontos de alagamentos e a queda de cabeceira de uma ponte. No bairro Bela Vista, um deslizamento de terra foi registrado e uma casa foi atingida. Não houve feridos.

Como se prevenir em locais com risco de deslizamento​

Observe o terreno de sua residência
Cheque se há estruturas inclinadas
Verifique a condição de riachos do entorno
Procure por rachaduras
Tenha a avaliação de um especialista
Fique atento se ouvir estalos de galhos quebrando

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Engenheiro da Famor esclarece aos vereadores de Orleans sobre trabalhos realizados

Na Ordem do Dia, foram aprovados Projeto de Lei Complementar, Moção de Apoio, Requerimento e Indicação.

Um projeto de lei e seis proposições pautam sessão do Legislativo de Lauro Müller

Atletas de Muay Thai, Karatê e Jiu Jitsu de Criciúma conquistam pódio em competições

Disputas foram no Rio de Janeiro e em Videira

“Ela era o tesouro da vida dele”, diz tia de policial morto pela filha em SC

Neife Werlang, de 46 anos, foi morto na sexta-feira (18) em São Miguel do Oeste; duas suspeitas estão apreendidas em Chapecó