Geral

Seis golfinhos de espécie ameaçada de extinção são encontrados mortos em 10 dias em praias de SC

Corpos dos animais foram recolhidos entre 19 a 30 de janeiro e levados para análise.

Divulgação

Seis golfinhos foram encontrados mortos em um intervalo de 10 dias nas praias de Florianópolis. Segundo a associação R3 Animal, os corpos dos animais foram recolhidos entre 19 a 30 de janeiro e levados para análise. A espécie, conhecida também como toninha, é um cetáceo ameaçado de extinção no litoral brasileiro.

Dois animais estavam na praia Moçambique e os demais nas praias de Canasvieiras, Armação, Pântano do Sul e Joaquina. De acordo com a entidade, cinco animais foram identificados com lesões que indicavam uma interação com humanos, como corte provocado por faca.

A necropsia completa foi possível somente em um dos animais. Nesse exame, os veterinários confirmaram asfixia como causa de morte. Segundo a entidade, isso indica uma provável captura acidental em rede de pesca.

Divulgação

Ameaça

De acordo com a equipe da R3 Animal, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no trecho que envolve Santa Catarina, os altos níveis de mortalidade em rede de pesca somado às outras potenciais ameaças fazem da toninha a espécie de cetáceo mais ameaçada do Oceano Atlântico Sul Ocidental.

A principal ameaça à conservação da espécie é a mortalidade devido à captura em redes de pesca, principalmente de emalhe. Mesmo não sendo alvo da pesca, os animais são capturados sem a intenção e acabam morrendo.

Em média, morrem duas mil toninhas por ano capturadas em redes de pesca, informou a entidade. Em algumas regiões ao Sul de sua distribuição esse colapso pode acontecer em menos de 30 anos.

Com informações do site Exame

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

PRF prende um dos assaltantes mais procurados de Santa Catarina na BR-101, em Biguaçu

O suspeito é conhecido por assaltos, furtos de cofres de empresas e caixas eletrônicos no oeste e meio oeste catarinense.