Gestão & Finanças

Sejam bem-vindos à coluna Gestão & Finanças!

Este será um espaço onde conversaremos sobre as dificuldades na gestão das empresas, apresentando sugestões para aprimorar seus resultados econômicos e financeiros.

Estamos diariamente visitando empresas e conhecendo os acertos e os erros cometidos na gestão de cada negócio. Com isso nossa experiência tem nos mostrado o quanto o planejamento, a organização e o perfil dos líderes tem afetado na sobrevivência dos negócios.

Sobrevivência vem caindo
Segundo as últimas pesquisas do IBGE, a taxa de sobrevivência das empresas vem caindo na última década, chegando a 40%, nos cinco anos após sua abertura. Isto é, 6 a cada 10 empresas fecharam as portas após cinco anos. Os dados apontam que quanto maior o porte da empresa maior é a taxa de sobrevivência. As atividades com maior taxa de sobrevivência foram: saúde humana e serviços sociais com 55%, imobiliárias com 51%, atividades profissionais, científicas e técnicas com 47%.

Não precisa nem mencionar algum especialista para a atribuir o elevado índice de mortalidade as altas taxas tributárias. Uma das saídas agora está no refinanciamento de débitos tributários, acenado pelo governo, o que poderá ajudar a melhorar o desempenho das empresas “sobreviventes”.

Foco em solução
Agora é preciso buscar soluções, driblar o cenário atual da alta inadimplência, restrição de crédito, baixa capacidade de investimento, e entender que fechar as portas não é a única saída para a sua empresa. Ninguém sabe o bastante para encontrar sozinho a solução para tudo, portanto procurar trocar ideias com colegas, de preferência um especialista, pode ajudar a enxergar saídas ainda não percebidas.

Prática nas empresa sobreviventes
Se o que sua empresa vem fazendo até agora não tem dado bons resultados, mude! Ainda pode haver tempo! Relacionamos para você refletir, algumas práticas frequentes em empresas sobreviventes:

  1. Aprimorar sistematicamente produtos e serviços, às necessidades dos clientes;
  2. Investir na capacitação dos sócios e da mão de obra;
  3. Manter atualização constante com novas tecnologias do seu setor;
  4. Acompanhar rigorosamente as receitas e despesas ao longo do tempo;
  5. Diferenciar produtos e serviços.

Dicas finais de hoje
A seguir relacionamos algumas dicas que fazem parte das estatísticas das empresas sobreviventes:

  1. Elabore um bom Planejamento Estratégico, definindo a ações que fará neste ano para alcançar seus objetivos;
  2. Monitore o seu capital de giro, não deixe os gastos crescerem mais do que as receitas;
  3. Separe as finanças pessoais das finanças da empresa, defina o seu Pró-labore mensal;
  4. Contrate profissionais, não amigos ou familiares, se cerque de bons conselhos;
  5. Tome decisões enquanto à tempo, sempre com base em informações precisas.

Nas nossas próximas conversas abordaremos sobre como implantar o planejamento, a organização e o perfil dos líderes para melhorar os seus resultados.

Até lá!