Esporte

Seleção Brasileira de Punhobol vem treinar na Satc

Está previsto ainda um amistoso entre o time da Satc e a equipe nacional.

 

Foto: Divulgação/SATC

Os campos da Satc recebem atletas do punhobol. A seleção brasileira masculina vem para treinar na escola. A partir de sexta-feira (17), o grupo chega para treinamentos durante o fim de semana. Está previsto um amistoso entre o time da Satc e a equipe nacional.

O Brasil não tem sede física e a visita faz parte da preparação para os Jogos Mundiais, que serão disputados em julho na Polônia. “A vinda da Seleção Brasileira é importante para aprendermos novas técnicas para o treinamento”, assegura o capitão do time Alexandre Zappelini.

A relação da Satc com o punhobol é antiga. Em 1976, a escola montou uma equipe para participar dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Mas o time só atuou neste torneio e encerrou suas atividades. Em 2009 a prática foi retomada.

“É uma tradição que está sendo mantida no colégio. A volta foi bem motivadora, é um esporte diferente, e Criciúma está entre as cidades que se destacam. Agora a Seleção Brasileira fez o convite para treinar aqui”, relata o coordenador de Educação Física da Satc, Antônio Luiz Soratto.

A equipe da instituição tem dez jogadores, sendo que sete são professores de Educação Física. Antes dos treinos com bola é realizado alongamento, visando diminuir a possibilidade de problemas. “O punhobol exige muito dos braços e das articulações, por isso o aquecimento é importante. Nós treinamos até mesmo com chuva. São lances de defesa, ataque e de levantador”, conta o jogador e preparador físico do time da Satc, Fábio Jansen. A melhor participação do time no campeonato estadual aconteceu em 2016, terminando na 5ª colocação. O torneio teve duas etapas realizadas em Criciúma. Além disso, disputa os Jogos Abertos, copas e o Torneio Internacional de Punhobol, realizado em Novo Hamburgo (RS). “Eu jogava vôlei, fui convidado para praticar punhobol e fiquei meio confuso, mas aceitei. A nossa equipe é muito unida, e todo mundo ajuda nos exercícios”, afirma o capitão.

  • unnamed (49)
  • unnamed (50)
  • unnamed (52)
  • unnamed (51)

Conheça o jogo

As equipes são formadas por oito atletas, sendo cinco titulares. As posições são definidas, não havendo rotação. Os jogadores se dividem entre levantador, atacantes e defensores. É semelhante ao vôlei, atraindo alguns de seus praticantes.

As partidas podem ter entre dois e cinco sets. Um set é vencido após atingir 20 pontos, possuindo ao menos dois de diferença, a pontuação máxima é 25 pontos.

A Seleção Brasileira feminina foi campeã mundial em 2010 e terceira colocada em 2016. No masculino venceu as edições de 1999 e 2003. A região do país com mais destaque é o Sul.

Colaboração: Érik Behenck – Acadêmico de Jornalismo/Assessoria SATC (www.satc.edu.br)

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Aluna Satc é campeã brasileira de Xadrez Blitz