Geral

Selo em homenagem a Willy Zumblick é lançado

Foto: Priscila Ladislau/PMT

Foto: Priscila Ladislau/PMT

Boi de Mamão, Festa do Divino e Corpus Christi. Estas são as três obras de Willy Zumblick escolhidas para ilustrar os selos comemorativos ao centenário do artista plástico. Os selos e o carimbo foram lançados nessa segunda-feira (27), dia do aniversário de 143 anos de Tubarão, no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick.

O evento faz parte da programação de aniversário de Tubarão e do centenário de Willy Zumblick e foi promovido pela prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Esporte.

Todas as correspondências que saírem de Tubarão a partir desta terça-feira (28) até o dia 26 de junho, levarão os selos e o carimbo em homenagem a Willy. A mesma ação voltará a ocorrer em setembro, mês em que Willy completaria 100 anos.

Na segunda-feira, além do lançamento dos selos e do carimbo, também foram realizadas as primeiras obliterações (quando os selos são carimbados). Participaram do ato o prefeito Olavio Falchetti, o deputado estadual José Nei Ascari, o presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Almeida e um dos filhos de Willy, Carlos Roberto Zumblick representando a família. Os quatro também receberam uma réplica em acrílico, do carimbo. Outros familiares do artista receberam um material especial com exemplares dos selos.

Durante a cerimônia também foram homenageadas instituições as quais Willy teve grande participação: Acit, Grupo Escoteiro de Tubarão, Rotary Clube de Tubarão e Diocese de Tubarão.

Para o filho de Willy, Carlos Roberto, a homenagem é emocionante. “Estou com o coração cheio de saudade, mas também de alegria por ser filho de Willy. Neste ano estamos celebrando o centenário de meu pai, mas esta é uma festa que não é só da família e sim da cidade”, afirma.

O prefeito Olavio Falchetti elogiou não apenas a obra de Willy, mas seu legado como pai e como cidadão. “Willy pintava com a alma, pintava a história, as festas, o folclore, a religiosidade. Temos que agradecer muito por tudo que ele fez e reconhecer que ele foi o responsável por levar o nome de Tubarão além das fronteiras do município, do estado e do país”, ressalta Olavio.

Durante o evento, familiares da professora Walkyria Búrigo, autora da letra e da música do hino de Tubarão, fizeram uma homenagem a ela, apresentando a versão 2013 do hino.