Turismo

Sem definição sobre carnaval em Laguna

Foto: Elvis Palma/DS

Foto: Elvis Palma/DS

O desfile das escolas de samba em Laguna pode não ocorrer novamente este ano. No ano passado, os desfiles voltaram a ser realizados depois de um hiato em função de problemas com os repasses financeiros para as escolas. O governo do Estado abre nesta segunda-feira o programa de transferência de recursos para a realização do carnaval 2017 em Santa Catarina.

Conforme informações do setor de comunicação social da prefeitura de Laguna, por enquanto não há nenhuma definição sobre os desfiles. “Se conseguirmos o mesmo repasse que foi obtido no ano passado, as escolas vão desfilar, mas enquanto não há definição sobre o repasse estadual não há definição sobre esse tema. A prefeitura está com diversas dificuldades financeiras e não há como falar em repasse de recursos municipais neste momento”, informou a assessoria de imprensa.

Por enquanto, a prefeitura de Laguna aponta que ainda nem conseguiu levantar o montante da dívida do município, em função de que o sistema estaria há meses desatualizado, sem a realização do cadastro de gastos, notas e pendências. 

A Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna – Liesla realiza hoje uma reunião para tratar do assunto, e pode bater o martelo sobre a realização ou não dos desfiles antes mesmo de se ter uma confirmação sobre os recursos estaduais que serão repassados para o carnaval em Laguna. 

O programa estadual de transferência de recursos é destinado às prefeituras e os recursos deverão ser utilizados em infraestrutura para os desfiles, como locação de sonorização, de trio elétrico, de iluminação, sanitários químicos, arquibancada e serviços de segurança.

O programa terá até R$ 4 milhões para serem distribuídos aos municípios que inscreverem propostas e estiverem aptos a receber recursos estaduais por meio do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo – Funturismo.

Cadastro

O período de cadastro segue até o dia 2 de fevereiro. A data-limite para entrega dos documentos na Agência de Desenvolvimento Regional de origem do proponente é dia 6 de fevereiro. Por sua vez, as Agências de Desenvolvimento Regional deverão protocolar os documentos na Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte – SOL até o dia 8 de fevereiro.

Para o secretário Leonel Pavan, o programa é um incentivo para a realização do carnaval em Santa Catarina. “É uma forma de contribuir com essa festa tão importante para a cultura e o turismo no Estado”, conclui.

Com informações do Jornal Diário do Sul