Geral

Sem ponto facultativo no Carnaval, Governo do Estado reforça ações de enfrentamento à pandemia

Com a medida, todos os serviços da administração direta, autarquias e fundações do Governo de Santa Catarina serão mantidos

Divulgação

Por determinação do governador Carlos Moisés, o Poder Executivo estadual não terá ponto facultativo durante o Carnaval. Com a medida, todos os serviços da administração direta, autarquias e fundações do Governo de Santa Catarina serão mantidos.

“Ainda enfrentamos um cenário de pandemia em que os catarinenses precisam da assistência do Estado”, reforça o governador. Neste sentido, o Carnaval será marcado com o reforço das ações de combate e prevenção à Covid-19.

Na área da saúde, serão mantidos os plantões e todas as ações de enfrentamento e monitoramento à pandemia, com a oferta de serviços nos hospitais. A recomendação é que a população continue adotando todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Entre elas, está o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento seguro entre as pessoas.

Hemosc

A Rede Hemosc também irá funcionar durante o Carnaval. Todas as unidades estarão abertas para receber as doações. Com a mensagem “Podemos ficar sem carnaval, mas não podemos ficar sem sangue”, os já cadastrados e novos doadores estão sendo convidados a realizar uma doação. É possível agendar a coleta no site do Hemosc www.hemosc.org.br

Segurança Pública

Com trabalho integrado e reforço na fiscalização, as forças de segurança de Santa Catarina vão desenvolver uma força-tarefa com foco na prevenção à Covid-19 durante o Carnaval. Equipes da Polícia Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto Geral de Perícias (IGP) estarão de prontidão para evitar festas clandestinas e aglomerações pelo Estado. A mobilização inicia nesta sexta-feira, 12, e se estende até a terça-feira, 16.

“Sabemos que o movimento deverá aumentar durante esse período e queremos reforçar o pedido para que todas as regras sanitárias de prevenção ao coronavírus sejam preservadas. Quem descumprir as determinações vigentes será responsabilizado conforme a lei”, explica o coronel BM Charles Alexandre Vieira, presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina.

Polícia Militar

Na Polícia Militar de Santa Catarina, o trabalho ostensivo ocorre principalmente durante o final de semana até a terça-feira de Carnaval, no dia 16. A PMSC seguirá as recomendações de acordo com as medidas sanitárias que estão em vigor.

Neste período, a parceria com os municípios será reforçada, com o objetivo de evitar o contágio pelo novo coronavírus. A meta é atuar nas situações em que hajam aglomerações ou quebra das regras sanitárias em vigor no estado.

Até o dia 21 de fevereiro, a corporação segue realizando a Operação Verão Seguro que ocorre em 29 zonas balneárias (municípios/praias), 22 estâncias hidrominerais, duas zonas alfandegárias e em 129 áreas de proteção ambiental. Cerca de 5.011 policiais estão trabalhando efetivamente nestas localidades.

Polícia Civil

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) atuará com equipes na Operação Verão Seguro e também intensificará as ações com a Gerência de Fiscalização de Jogos e Diversões, além de outros serviços.

IGP

O Instituto Geral de Perícias (IGP) manterá seus serviços essenciais como o de local de crime, assim como os atendimentos de urgência realizados pelo Instituto Médico-Legal: crimes de violência sexual, violência doméstica, presos, flagrantes e embriaguez por meio das equipes de plantão. Os postos de identificação atenderão os agendamentos já marcados no período.

Corpo de Bombeiros Militar

Para reforçar a atuação com foco na prevenção à Covid-19, especialmente no Carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou na quarta-feira, 10, a campanha virtual chamada “Saúde é a nossa folia”. Os materiais da campanha trazem orientações e dicas.

Serviço

Para denúncias, ligue:
Polícia Militar – 190
Corpo de Bombeiros Militar – 193
Polícia Civil – 181 ou WhatsApp (48) 98844-0011

 

Notícias Relacionadas

Políciais salvam homem de afogamento no Rio Tubarão

Foram vários minutos de buscas até que o homem foi encontrado

Santa Catarina confirma mais sete casos da variante brasileira do coronavírus

Ao todo, foram confirmados em Santa Catarina 17 casos da variante P.1, sendo 10 importados, seis autóctones e um em investigação de local provável de infecção

Forças de segurança têm mais um fim de semana de fiscalização reforçada para cumprimento de protocolos sanitários

Para o trabalho de fiscalização, Santa Catarina conta com um reforço de 500 policiais militares, que, neste momento, estarão atuando exclusivamente nesta função

Aprender a se orientar pelo Sol é atividade no Colégio Satc

Alunos da unidade de Turvo participaram de ação na aula de Geografia