Geral

Semana começa com risco de novos alagamentos e enxurradas em SC

Defesa Civil alerta para possibilidade de temporais e deslizamentos no litoral e áreas próximas até esta segunda-feira; pode haver rajadas de vento e granizo

Divulgação

Após um domingo de muita chuva e várias ocorrências de alagamentos, tanto em Florianópolis como em cidades do Litoral Norte do Estado, a Defesa Civil emitiu um novo aviso de chuvas intensas a partir da noite deste domingo (27).

Por conta do alto acumulado de chuvas nas últimas horas e a permanência de um sistema de baixa pressão no oceano, favorecendo o aumento de umidade no litoral e áreas próximas, são esperados temporais e chuva intensa.

Há risco moderado (regiões em amarelo no mapa), alto (laranja) e muito alto (vermelho) para alagamentos, enxurradas e deslizamentos nessas áreas do mapa. Pontualmente, não se descartam rajadas de vento e eventual queda de granizo.

O aviso é válido até segunda-feira (28). Os modelos indicam volumes pontuais acima dos 100 mm, como já foi registrado neste domingo (27) no município de Bombinhas, onde choveu mais de 160 mm nas últimas 24h.

Recomendações

No caso de alagamentos e inundações, a orientação da Defesa Civil é para evitar o contato com águas e não dirigir em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas e tenha cuidado especial com crianças perto de rios e ribeirões.

Fique atento a sinais de deslizamento de terra: inclinação de postes e árvores, movimento de terra ou rochas próximo a sua residência e aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Notícias Relacionadas

Servidores públicos da Prefeitura de São Ludgero recebem a partir de março 4,52% de reposição salarial

A reposição é com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e não são contemplados secretários municipais, vice-prefeito e prefeito.

Vacinação em SC: Doses que chegaram ao estado nesta quarta são distribuídas

Na maior parte dos municípios, as doses serão utilizadas para imunizar trabalhadores da saúde e idosos entre 80 e 84 anos.

Paço Municipal de Braço do Norte fará atendimento remoto nesta quinta e sexta-feira

A medida é necessária para que os servidores passem por testagem, já que novos casos de infecção por Covid-19 surgiram no local.

Ensino superior e a oportunidade de trabalhar no exterior

Hilton Silva, de 30 anos, mudou-se para Portugal em 2020