Geral

Semana da árvore vai movimentar Criciúma

Atividades em alusão à data comemorada no dia 21 ocorrerão em toda a cidade

Foto: Lucas Sabino

Foto: Lucas Sabino

A primavera já tem dado os seus primeiros sinais em toda a região. Dias mais quentes, mais longos, flores desabrochando e a cidade ficando mais colorida. Mas antes mesmo do início da nova estação, o Dia da Árvore, comemorado anualmente no dia 21 de setembro, abrindo o novo período, recorda à população da importância de cuidar do Meio Ambiente. Neste ano a data promete ser movimentada em Criciúma onde a Fundação do Meio Ambiente (Famcri) realizará eventos de conscientização e distribuição de mudas.

“Sem as árvores todos nós morreríamos. A nossa intenção é lembrar aos criciumenses que precisamos preservar àquelas que já estão plantadas há muitos anos e também da necessidade de plantar novas para que haja sempre uma renovação”, destacou o presidente da Famcri, Gelson Fernandes.

Na segunda-feira (16), a partir das 9h, a Escola Serafina Milioli Pescador, no bairro Operária Nova, recebe a equipe da Fundação para dar inicio a semana da árvore. No local, os estudantes receberão instruções de como plantar as mudas, além de informações ambientais, conhecendo os projetos da Fundação, como a Coleta Seletiva, o projeto Papa Pilha, o Ecosabão, entre outros. A Banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) também animará o primeiro dia na Escola.

De acordo com Fernandes, de segunda a quinta-feira (19) algumas escolas da rede receberão a visita do grupo. “Pretendemos trabalhar junto às crianças porque sabemos que são delas que surge a renovação e que cada uma também levará aos pais este desejo de cuidar”, acrescentou.

Mobilização vai tomar a Praça Nereu Ramos na sexta-feira

Na véspera do dia da árvore, na sexta-feira (20), a Praça Nereu Ramos será o palco do grande dia de distribuição de mudas. A expectativa é distribuir aproximadamente 3 mil plantas das 9h às 17h. Para o diretor de arborização e educação ambiental da Famcri, Tarcísio Pereira, este é o primeiro passo a ser dado. “Se pensarmos em plantar mais árvores já iniciamos um grande processo da transformação do ar, muitas vezes tão castigado pela poluição”, pontuou Pereira.

Além da entrega das árvores na Nereu Ramos, também irá ocorrer a distribuição de folders educativos e a realização de palestras para quem passar pelo local.

Projeto Primavera Criciúma mais florida será lançado durante a semana

A semana da árvore será aproveitada para o lançamento do Projeto Primavera Criciúma mais florida que pretende deixar a cidade mais colorida. “Nós queremos trabalhar para deixar Criciúma ainda mais bonita. Desta forma, as avenidas, as praças e as escolas receberão flores para serem plantadas. Também queremos instruir na criação de hortas e jardins, sobretudo nas escolas”, acrescentou Gelson Fernandes.

Colaboração: Matheus Reis/Decom PMC