Geral

Semana da Pátria terá maratona infantil e encontro de fanfarras, em Laguna

Em comemoração a independência do Brasil, ocorrida em 1822, a comunidade de todo o país realiza a tradicional Semana da Pátria, que inicia no próximo dia 1º de setembro e segue até o dia 7.

Em Laguna, as homenagens começam ás 8h, do dia 1º, na delegacia da Capitania dos Portos, com hasteamento da bandeira, e participação da Marinha do Brasil, Polícia Militar, Guarda Municipal e Fundação Bradesco.

Nesta segunda-feira, dia 12, entidades que irão participar da programação estiveram reunidos com a comissão organizadora da Secretaria de Educação. A intenção foi ouvir propostas e trocar ideias sobre o tema. “Oportunidade para resgatar valores e a cidadania. Mostrar a civilidade de nossa comunidade”, disse o secretário de Educação, Luis Fernando Schiefler Lopes.

No dia 2 de setembro, a novidade será a maratona com os adultos e crianças das escolas especiais da região, a partir das 9h, na Praça Seival, no Mar Grosso. Antes, ás 8h terá o hasteamento da bandeira na Praça da República Juliana e no Marco de Tordesilhas.

No dia 3 de setembro será a vez das crianças de 8 a 10 anos participaram da maratona, no mesmo horário e local. Dia 4, os atletas serão crianças de 11 a 13 anos. Dia 5, os adolescentes de 14 a 15 anos.

Na sexta-feira, dia 6, as fanfarras dos colégios públicos e particulares estarão reunidos no primeiro encontro de fanfarras do município. O evento começa ás 9h, no sambódromo.

Dia 7 de setembro, ás 8h, acontece o hasteamento da bandeira com a participação dos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial.

O desfile irá iniciar ás 9h, na avenida Colombo Machado Salles, no Centro Histórico, com a concentração nas imediações do colégio Ceal. As apresentações começam com a Marinha do Brasil e encerram com a cavalaria. Irão participar também, além das escolas e centros de educação infantil, o Grito dos Excluídos, gaioleiros e trilheiros.

As bandas Carlos Gomes e União dos Artistas irão integrar o desfile. A intenção da Secretaria é contar com maior número de fanfarras.