Educação

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc inicia nesta segunda

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A ciência a favor do cotidiano e do bem-estar social estarão em debate na palestra de abertura da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), que ocorre de segunda a sexta-feira (19 a 23/10). O professor doutor Olavo Bohrer Amaral vai abrir o evento, falando sobre “Luz, Ciência e Vida”, tema geral da Semana, proposto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2015.

Apesar de parecer complexo, o assunto vem ao encontro dos desejos de cada cidadão. “A palestra irá abordar as tendências da ciência, como ela se entrelaça ao nosso dia a dia e como é trabalhada para melhorar a vida da comunidade”, explica a assessora de Pós-Graduação e Pesquisa da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), Gisele Silveira Coelho Lopes.

Na terça-feira o evento continua com diversas atividades, como a palestra a Transdisciplinaridade e o Pensamento Paulo Freire. “Esse tema é bem importante para os professores de escolas entenderem o que é a extensão, tanto para aproveitar o que a Universidade oferece ou até mesmo para que a escola ofereça essa extensão para a comunidade”, relata Gisele.

Mais de três mil inscritos

Consolidado como um dos maiores eventos do Sul do Estado, a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc já conta com mais de três mil inscrições e envolve profissionais de várias áreas, que irão participar de minicursos, palestras, workshops e oficinas. As inscrições ainda podem ser feitas no site www.unesc.net.

A Feira de Ciências conta com a participação de seis escolas de Ensino Fundamental de Criciúma. “Outras escolas também já confirmaram a visita”, relata Gisele.

Na Feira de Inovação concorrem 25 propostas. São ideias inovadoras, desenvolvidas tanto no ambiente acadêmico quanto fora dele.

A programação conta ainda com diversas outras atividades, como o Seminário de Iniciação Científica, o Salão de Extensão, o Salão de Ensino, Salão de Pós-Graduação, Talento Musical, Feira do Livro e Feira da Economia Solidária.

Gisele destaca ainda o envolvimento da comissão organizadora. “A comissão envolve 45 pessoas e ainda contamos com 50 monitores, todos envolvidos para oferecer uma Semana de Ciência e Tecnologia de qualidade”, explica.

Colaboração: Francieli Oliveira/Ápice Comunicação