Geral

Semana do Autista terá ação de conscientização no Center Shopping Araranguá

Associação Autismo Araranguá promove ações em parceria com o Center Shopping Araranguá entre os dias 30 de Março e 06 de Abril.

Foto: Divulgação

Em apoio ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 02 de abril, o Center Shopping Araranguá vai se vestir de azul. Entre os dias 30 de Março e 06 de abril, o empreendimento promoverá, junto com a Associação Autismo Araranguá, uma semana dedicada ao assunto.

O objetivo, de acordo com a assessora de Marketing, Pabla Vieira, é dar visibilidade ao tema. Para isso, os corredores do Center Shopping vão ficar azul, cor que simboliza o autismo. “As vitrines vão estar decoradas de azul, e vamos espalhar materiais gráficos por todo o shopping, chamando a atenção das pessoas para a conscientização”, detalhou Pabla.

A campanha também se estenderá nas redes sociais, com posts informativos. Segundo o presidente da Associação, Luis Vicente Costa, a campanha também busca o apoio dos lojistas do Centro, para decorarem as vitrines de azul, e contará com um evento dedicado aos pais de autistas: o 1º TEA Fest, que será realizado no dia 02. A programação se encerra com a participação da Associação na ação social do Sesc, no dia 03, na Praça Hercílio Luz.

“Há quase 10 anos nós fazemos ações nesta época do ano, para chamar a atenção da população para o assunto. E de lá para cá, foram muitas conquistas, como a criação da Lei que cria a Semana do Autismo em Araranguá e a própria criação da associação”, comentou Costa. “E neste ano nosso objetivo é o de chamar a atenção para o assunto, envolvendo o comércio na campanha, despertando assim a curiosidade das pessoas pelo tema”, completou.

Sobre o autismo

Condição que acomete muitas crianças e pessoas em todo o mundo, o autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Sobre a associação

Fundada em outubro de 2018 como associação, o grupo Autismo Araranguá vem consolidando um trabalho de anos, que vem sendo feito na Cidade das Avenidas. Ainda conforme Costa, o objetivo a curto prazo é o de trabalhar a conscientização e aprovação de projetos de Lei para a melhoria da qualidade de vida dos autistas; E a médio e longo prazo, realizar atendimentos terapêutico e multidisciplinar. Atualmente, a associação conta com 11 diretores e no dia 09 de Abril realiza a primeira Assembleia Geral. Para mais informações sobre a associação: (48) 99955-1177 ou 99934-0034.

Programação

30/03 a 06/04 | Semana do Autismo, com vitrines e lojas decoradas de azul no Center Shopping Araranguá e no Centro

02/04 | 1º TEA Fest

03/04 | Participação da Associação na Ação social do Sesc

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Araranguá 

Notícias Relacionadas

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

Unibave realiza campanha contra câncer de mama e colo de útero

Encontros, palestras, ações, rodas de conversa fizeram parte das atividades desenvolvidas no campus em prol da campanha.

Mais de 800 crianças se formam no Projeto Golfinho nesta temporada

O programa ensina o público infantil sobre os riscos associados ao banho de mar, alertando para os cuidados que devem ser observados nas praias.

Evento Novembro Negro resgata histórias e evidencia a educação em Siderópolis

A cultura afro o destaque no evento realizado pela EEB Sílvio Ferraro, com palestras que narram histórias e apresentam dados, lutas, dificuldades e inovações.