Geral

Semana do Meio Ambiente é instituída em Urussanga

Vereador Elson Roberto (Foto: Lani Burato)

Vereador Elson Roberto (Foto: Lani Burato)

Através do projeto de lei PL Nº 13/2013, de autoria do vereador Marcos Roberto Silveira (PT) aprovado por unanimidade na noite dessa terça-feira (17) na Câmara de Vereadores de Urussanga, fica instituída a “Semana do Meio Ambiente” a ser comemorada na primeira semana de junho de cada ano.

Para o vereador autor do projeto a Semana do Meio Ambiente proporcionará à Fundação Ambiental Municipal de Urussanga (FAMU) a realização de trabalhos que visem à divulgação de práticas de conservação ambiental. “A questão ambiental é primordial para a qualidade de vida de uma população e nosso município neste quesito foi fragilizado por décadas de exploração de carvão sem preocupação nenhuma, com a contaminação de nossas fontes de água e solo. A realização da semana de gestão ambiental divulgará projetos e alternativas para uma convivência harmoniosa entre desenvolvimento econômico e bem estar da população”, disse o vereador ressaltando que a importância da Semana do Meio Ambiente está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros. “É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. O sistemático trabalho da FAMU, amparado na aprovação desta lei, produzira resultados significativos a médio e longo prazo na qualidade de vida de nossa população, pois uma sociedade bem informada e mobilizada é garantia de resultados promissores na preservação ambiental”, destacou o petista.

Os objetivos do projeto são comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente; promover atividades que visem informar, conscientizar e sensibilizar os servidores municipais, empresários e a população sobre suas responsabilidades socioambientais; estimular através de campanhas a reflexão e os atos da população em prol do meio ambiente; divulgar as práticas de fiscalização, monitoramento e de gestão ambiental implementadas pela FAMU e daquelas que vierem a ser desenvolvidas, visando a atuação integrada da Administração Municipal e da FAMU na implantação de planos, programas e projetos de cunho ambiental. Além disso, desenvolver parcerias com a Secretaria de Educação do Município para incorporar alunos, funcionários e professores nas atividades ambientais da FAMU, estimular o plantio de árvores de espécies nativas e promover a integração dos setores de meio ambiente do Município, entidades e simpatizantes da preservação ambiental para contribuírem como fiscais ambientais voluntários.

Colaboração: Lani Burato/Assessoria de Imprensa