Saúde

Semana Mundial do Aleitamento Materno inicia nesta terça-feira em Criciúma

Atividades visam alertar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno.

Aleitamento materno amamentação

Foto: Divulgação

A amamentação é um dos momentos que mais proporciona ligação emocional entre mãe e filho. Ela deve ser realizada na primeira hora após o nascimento e seguir ao longo dos primeiros seis meses de vida da criança. Para refletir sobre a importância do aleitamento materno, a Organização Mundial da Saúde – OMS selecionou a primeira semana de agosto para a realização da Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Em Criciúma, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizará atividades alusivas entre esta terça-feira (1°) e a próxima segunda-feira (7).

Com o tema “Trabalhar Juntos para o Bem Comum”, a iniciativa pretende auxiliar a sociedade a compreender a importância do trabalho em conjunto, além de firmar o reconhecimento que cada cidadão deve ter em relação ao seu papel em locais de trabalho, círculo social ou familiar.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Francielle Lazzarin Gava, a Semana do Aleitamento Materno 2017 também visa buscar novos participantes que reconheçam o valor do trabalho em grupo e que estejam dispostos a mudar algo importante para o bem comum: a amamentação. “Precisamos do envolvimento de toda a sociedade. É uma causa muito importante e vamos mobilizar vários setores de Criciúma para que todos saibam a necessidade da amamentação nos primeiros meses de vida dos bebês”, acrescenta.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1992, em mais de 150 países.

A importância de amamentar

Conforme dados da OMS, apenas 38% das crianças são amamentadas exclusivamente até os seis meses de vida. A meta da Semana Mundial do Aleitamento Materno é fazer com que 50% dos lactentes sejam amamentados até 2025.

“Os benefícios da amamentação vão muito além dos aspectos nutricionais. A amamentação exclusiva no peito até o sexto mês reforça, além da saúde nutricional, a autoestima, inteligência, imunidade e a saúde emocional da criança. Para a mulher, previne câncer de colo do útero e de mama e diminui a incidência de depressão pós-parto. Esse ato de amamentar também é importante para o meio ambiente, pois é autossuficiente e não gera embalagens”, informa a gerente de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde, Ana Paula Aguiar Milanez.

Atividades e eventos

A lista de atividades oferecidas pelo Governo de Criciúma continuará até o fim do mês de agosto, e contará com capacitações às equipes dos hospitais da região, disponibilizando o “Curso de Manejo do Aleitamento Materno”. Em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Criciúma, vitrines temáticas, com o tema “Aleitamento Materno no Olho da Moda: Apoiamos o Aleitamento Materno”, serão disponibilizadas aos moradores.

No sábado (5), a partir das 11h, mães se reunirão para promover o 4º Mamaço de Criciúma. O evento será realizado na Praça do Congresso, junto à Feira Cria na Roda – Feira de Mães Empreendedoras.

Colaboração: Fagner Santos / Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

OMS não espera vacinação ampla contra covid-19 antes de meados de 2021

É importante checagem rigorosa sobre eficácia da vacina, diz porta-voz

OMS relata recorde diário global de mais de 307 mil casos da covid-19

A Índia é a líder mundial com 97.570 casos em um único dia

OMS: autorização emergencial para vacinas contra covid-19 requer muito cuidado

Rússia concedeu aprovação para vacina contra novo coronavírus este mês

OMS vê primeiros resultados de testes com medicamentos para covid-19

Cerca de 5.500 pacientes em 39 países foram recrutados