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Seminário discute desenvolvimento do turismo na região Sul

Representantes do trade turístico de Santa Catarina reuniram-se ontem para discutir a segmentação de pacotes para grupos LGBT

Que Santa Catarina tem um grande potencial turístico não é nenhuma novidade. O setor está em constante evolução e é cada vez mais a necessária a segmentação para agradar a todo o tipo de público.

Existem hoje diversas modalidades de pacotes turísticos, entre eles o da ‘Diversidade’, voltado a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Existe inclusive uma agenda de eventos e roteiros destinados especialmente a este nicho de mercado.

A programação incluiu pacotes para o Carnaval, desde as tradicionais opções no Brasil, como Rio de Janeiro e Salvador, até os mais badalados destinos internacionais, entre eles Nova Iorque (Estados Unidos), Paris (França), Madri (Espanha) e Buenos Aires (Argentina).

Os LGBTs são os que mais gastam por pessoa quando saem para conhecer cidades. É um mercado específico, com gostos e necessidades próprias. De olho no desenvolvimento econômico, empresários ligados ao setor turístico participaram do Seminário de Turismo LGBT de Santa Catarina, no auditório da secretaria de estado de turismo, cultura e esporte, na manhã de ontem para discutir propostas a fim de sensibilizar representantes do setor para as especificidades deste segmento.

Para o secretário de estado de turismo, cultura e esporte, Beto Martins, toda cadeia turística precisa atender bem seu público. “A melhor qualidade do ser humano é a de poder evoluir. No mundo globalizado de hoje, não há espaço para o preconceito no desenvolvimento econômico de um setor”, avalia.

Assunto ganha grande proporção

Representantes do trade turístico de Santa Catarina e lideranças do setor participaram Seminário de Turismo LGBT de Santa Catarina, no auditório da secretaria de estado de turismo, cultura e esporte, ontem, para discutir propostas a fim de sensibilizar representantes do setor para as especificidades deste segmento. A presidenta do GT Turismo LGBT, Marta Dalla Chiesa, apresentou o trabalho do grupo, formado em abril de 2012 para ajudar a formatar o segmento e delimitar estratégias para a consolidação de uma política de estado. Agora, considera uma grande conquista para o público. “Entender um segmento de mercado é complicado. E esse possui uma particularidade: enfrentar o preconceito. Não se trata só de turismo, mas de direitos humanos”, justifica Marta.

Mercado em expansão para agências de viagens

Criar pacotes turísticos segmentados não é uma tarefa fácil, principalmente para um público onde as opções são restritas, como o LGBT. Conforme o sócio-proprietário da Fekatur Viagens, de Tubarão, Kaio André Fernandes, há uma grande de dificuldade em oferecer pacotes na região pela falta de opções. Em Santa Catarina, a maior movimentação econômica deste público concentra-se em Florianópolis e Balneário Camboriú.

“Excelente iniciativa do governo em profissionalizar o turismo para este segmento. O problema é chegar nesse público. Na nossa região, os produtos a oferecer são escassos e as pessoas não estão preparadas para receber esse público”, pontua Kaio.

Segundo o Jornal Notisul, quem aproveita a expansão do mercado é o gerente da CVC, no Farol Shopping, em Tubarão, Filipe Fornasa. Para ele, este segmento é muito interessante e merecer ser explorado. “São pessoas muito legais, trabalhadores que possuem um poder aquisitivo em geral muito bom, e que movimentam milhões de reais na economia das cidades e estados que visitam todos os anos”, explica.

Ele exemplifica a Parada Gay de São Paulo, que movimenta diretamente na economia do município aproximadamente R$ 200 milhões a cada edição do evento. “Estes números vêm crescendo a cada ano. Os hóteis ficam lotados, restaurantes e festas sendo preparados especificamente para atender o público do evento”, salienta.