Geral

Seminário discute maneiras de combater a violência sexual infantil e fortalecimento da rede em Lauro Müller

O Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente – CMDCA em parceria com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS e Secretaria de Assistência Social do Governo do Município promoveu na tarde dessa quinta-feira (15) o I Seminário de Combate à Violência Infantojuvenil e Fortalecimento da Rede do Sistema de Garantia de Direito.

A abertura do evento aconteceu por volta das 13h, reunindo autoridades dos três poderes constituídos no município, entre eles representando o Poder Executivo, o secretário de Administração, Eduardo Bett, a presidente da Câmara de Vereadores, Soraya Curcio Librelato, a juíza Letícia Pavei Cachoeira, além da Promotora de Justiça da Comarca de Lauro Müller Bruna Gonçalves Gomes, da secretária de Assistência Social, Gilvânia Coan Miranda Alves, do comandante do destacamento da Polícia Militar, sargento João Antonio Dimon, e da vice-presidente do CMDCA, Rosimeri Candido.

O encontro, realizado no auditório do Coopermila, foi promovido com o intuito de garantir os direitos das crianças e adolescentes e combater a violência, com foco no fortalecimento da rede. Para debater os assuntos levantados e participar das palestras foram convidados representantes da rede do sistema de Garantia de Direitos, entre eles Conselho de Direito, Conselho Tutelar, Centro de Referência da Assistência Social, Centro de Referência Especializado da Assistência Social, Hospital Municipal e secretarias municipais de Saúde e Educação.

Três palestras marcaram o encontro. A primeira delas, logo após a cerimônia de abertura, abordou questões relacionadas à violência contra a criança e o adolescente: diálogos sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual sob a perspectiva da proteção integral. Outro assunto levantado para debate foi quanto a atuação em rede em casos de violência sexual infatojuvenil. Antes do debate final, os participantes conheceram um caso prático, uma experiência interdisciplinar comandada por uma conselheira Tutelar que atua em Florianópolis.

A vice-presidente do CMDCA, ao abrir oficialmente o seminário, registrou a importância do evento que possibilitou capacitar toda rede sócio-assistencial e de garantia de direito, fortalecendo o trabalho que é desenvolvido. “Este seminário contribui no sentido de capacitar todos os nossos profissionais a fim de identificar melhor as famílias que sofrem estas violências silenciosas e fazer os devidos encaminhamentos. É importante salientar que todas as pessoas possuem o dever de fiscalizar nossas crianças e adolescentes para que eles não tenham seus direitos violados”, ressaltou Rosimeri.   

Colaboração: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lauro Müller

[soliloquy id=”66907″]