Geral

Seminário Sul Catarinense de Apicultura será realizado nesta sexta-feira, em Orleans

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A comunidade Taipa, em Orleans, sediará o Seminário Sul Catarinense de Apicultura nesta sexta-feira (24), das 8h às 16h. O evento tem como objetivo proporcionar aos apicultores do Sul do Estado um momento de formação técnica e de troca de ideias.

Além disso, na oportunidade, haverá troca de cera e exposição e venda de insumos apícolas realizadas por empresas da região. As inscrições podem ser realizadas até esta quarta-feira (22), junto à associação ou escritórios da Epagri dos municípios da região.

De acordo com a secretária Fabricia Waterkemper Warmeling Wernke, da Associação de Apicultores de Orleans – AAPICOR, fundada em 2010, o município tem se destacado na região e possui uma das casas de mel mais bem estruturada e adequada para a operação de extração de mel da região Sul de Santa Catarina.

“O seminário é extremamente importante para a capacitação do apicultor. Serão apresentados conteúdos sobre o manejo correto, fazendo com que ele consiga uma melhor produção. Outro tema que será abordado é em relação às doenças que podem provocar a morte da colmeia. É importante que o apicultor tenha conhecimento para saber quais providencias tomar. Quanto mais esclarecido cada produtor for, melhor para a atividade de apicultura de toda a região”, explicou Fabricia.

Programação

8h – recepção com café e inscrições

9h – abertura

9h30min – Cenário da Apicultura e Desafios do Setor

Nésio Fernandes Medeiros (presidente da FAASC, presidente da Câmara Setorial do Mel do Brasil e vice-presidente da Confederação Brasil de Apicultura).

10h – Manejo Produtivo: Segredos da Alta Produtividade

Gerson Amauri Fensterseifer (engenheiro agrônomo e apicultor, do Rio Grande do Sul).

12h – Almoço

13h15min – Manejo de Pragas e Doenças na Apicultura

Ricardo Henrique Scasso (consultor apícola)

14h30min – Mesa Redonda para Questionamentos

Mediador Luiz Fernando Búrigo Coan (engenheiro agrônomo da Epagri de Içara)

15h30min – Demonstração de funcionamento de desoperculadara automática de favos

16h – Encerramento com café de confraternização

Mais informações:

Associação de Apicultores de Orleans – AAPICOR, com Fabricia Waterkemper Warmeling Wernke, através dos números de telefone (48) 9964-3323 ou (48) 9927-7221;

Escritório da Epagri de Orleans, com Fabiano Alberton, pelo e-mail [email protected] ou pelo números de telefone (48) 3631-9301, (48) 3631-9302, (48) 3631-9303 e (48) 8817-5545.