Geral

Seminário trata da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Evento será realizado na próxima quinta-feira (30) e é voltado para empresas e instituições

Divulgação

Discutir a inclusão de pessoas com deficiência (PCP) em vagas de emprego é um dos pontos principais do 1º Seminário de Inclusão de PCP no trabalho que será realizado na próxima quinta-feira (30), na Satc. O evento é coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o apoio da Satc, e inicia às 13h no auditório 1.

Empresas e instituições que atendem pessoas com deficiência devem participar. “Nossa intenção é esclarecer dúvidas que existem, facilitando o contato entre os envolvidos”, ressaltou a coordenadora de Assistência Social da Satc, Claudia Corrêa Pizzetti.

A lei nº 8.213, de julho de 1991, estabelece o número de vagas que devem ser disponibilizadas para pessoas com deficiência nas empresas. Esse percentual varia de acordo com a quantidade de funcionários. Em empresas com até 200 colaboradores, as vagas destinadas são de 2%.

O Seminário de PCP inicia com a palestra da auditora fiscal do trabalho Luciana Sans de Carvalho. Ela falará sobre a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seguida, a perita médica do INSS Camila Cecin Chepp discutirá aspectos gerais da inclusão de pessoas reabilitadas. A terceira palestra da tarde é conhecendo as deficiências e será apresentada pela psicóloga do Instituto Diomício Freitas Andrea Leal.

“A Satc também irá apresentar o seu case de acessibilidade, trazendo as mudanças que foram realizadas por meio do projeto Nina”, informou Claudia. No encerramento do evento, ocorre a feira de inclusão que vai aproximar ainda mais as empresas e as entidades que trabalham com pessoas com deficiência.

Notícias Relacionadas

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina

Criciúma oferece cursos gratuitos de capacitação para quem deseja ingressar no mercado de trabalho

Por meio de parceria com o Instituto Mix, são ofertadas 2 mil bolsas de estudo para quatro cursos voltados ao empreendedorismo e cuidados com a Covid-19.

UniCesumar: melhor EAD do Brasil oferece cursos com desconto por tempo limitado em Orleans

São mais de 50 opções em cursos de graduação e pós-graduação, todos aprovados pelo MEC. Entre os mais procurados estão pedagogia, agronegócio e contabilidade.

Mercado de trabalho mostra estabilidade após pandemia, aponta Ipea

A taxa de desocupação foi de 13,3% na semana de 2 a 8 de agosto