Geral

Seminário trata da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Evento será realizado na próxima quinta-feira (30) e é voltado para empresas e instituições

Divulgação

Discutir a inclusão de pessoas com deficiência (PCP) em vagas de emprego é um dos pontos principais do 1º Seminário de Inclusão de PCP no trabalho que será realizado na próxima quinta-feira (30), na Satc. O evento é coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o apoio da Satc, e inicia às 13h no auditório 1.

Empresas e instituições que atendem pessoas com deficiência devem participar. “Nossa intenção é esclarecer dúvidas que existem, facilitando o contato entre os envolvidos”, ressaltou a coordenadora de Assistência Social da Satc, Claudia Corrêa Pizzetti.

A lei nº 8.213, de julho de 1991, estabelece o número de vagas que devem ser disponibilizadas para pessoas com deficiência nas empresas. Esse percentual varia de acordo com a quantidade de funcionários. Em empresas com até 200 colaboradores, as vagas destinadas são de 2%.

O Seminário de PCP inicia com a palestra da auditora fiscal do trabalho Luciana Sans de Carvalho. Ela falará sobre a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seguida, a perita médica do INSS Camila Cecin Chepp discutirá aspectos gerais da inclusão de pessoas reabilitadas. A terceira palestra da tarde é conhecendo as deficiências e será apresentada pela psicóloga do Instituto Diomício Freitas Andrea Leal.

“A Satc também irá apresentar o seu case de acessibilidade, trazendo as mudanças que foram realizadas por meio do projeto Nina”, informou Claudia. No encerramento do evento, ocorre a feira de inclusão que vai aproximar ainda mais as empresas e as entidades que trabalham com pessoas com deficiência.

Notícias Relacionadas

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina

UniCesumar: melhor EAD do Brasil oferece cursos com desconto por tempo limitado em Orleans

São mais de 50 opções em cursos de graduação e pós-graduação, todos aprovados pelo MEC. Entre os mais procurados estão pedagogia, agronegócio e contabilidade.

Criciúma oferece cursos gratuitos de capacitação para quem deseja ingressar no mercado de trabalho

Por meio de parceria com o Instituto Mix, são ofertadas 2 mil bolsas de estudo para quatro cursos voltados ao empreendedorismo e cuidados com a Covid-19.

Escola Polo de Surdos é a inclusão e a evolução do ensino para os alunos em Criciúma

Unidade atende os 17 estudantes surdos da rede municipal. Os alunos ficam em tempo integral, com aulas de Libras e Língua Portuguesa no contraturno escolar.