Geral

Sensação térmica pode chegar a -20°C na Serra de SC; saiba como se proteger

O frio intenso que atinge Santa Catarina nesta semana pode provocar sensações térmicas abaixo de 0°C em algumas cidades do Estado. No alto da Serra, a previsão é de que moradores sintam frio de até -20°C.

Foto: Reprodução

Segundo a Epagri/Ciram, cidades como Bom Jardim da Serra e Urupema, por exemplo, devem sentir sensações mais baixas do que outras.

Conforme o meteorologista do órgão Marcelo Martins, a estimativa foi feita em cima de uma previsão de 2°C com ventos de 100 km/h. Em uma mesma temperatura, mas com ventos em torno de 80km/h, a sensação térmica deve ficar em -17°C.

Em Florianópolis, que tem previsão de 12°C com ventos de 80 km/h nesta terça-feira (17), a sensação térmica vai chegar a 0°C.

“Mas assim, a minha sensação térmica pode ser diferente da sua. Eu posso estar no mesmo local e sentir um pouco menos que você. Mas no geral, todo mundo vai sofrer igual com vento e o frio” explica o especialista.

A baixa sensação térmica não ocorre com frequência na região da Serra, conforme o que explica o meteorologista do NSC Total, Leandro Puchalski. No entanto, foge do comportamento dos últimos anos, principalmente no mês de maio.

Segundo especialistas, as condições de frio acontecem, geralmente, em junho e julho.

​Os ventos, durante a semana, podem chegar a 100 km/h no Estado. As condições frias estão previstas até a quinta-feira (19)

As temperaturas começam a ficar mais frias no amanhecer de terça-feira (17).

  • De 0°C a 2°C na Serra
  • De 3°C a 5°C no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte
  • De 6°C a 8°C no Vale do Itajaí (especialmente no Alto Vale)
  • De 8°C a 10°C no Sul e no Litoral
  • De 12°C a 14°C no Norte catarinense

Há ainda a previsão de neve e chuva congelada para a Serra

  • Final da noite desta segunda (16) até o turno da manhã de terça (17)
  • Noite de terça (17) até o período do amanhecer de quarta-feira (18)

Ações de proteção em cidades

Em Florianópolis, a Secretaria de Assistência Social vai definir ainda os detalhes das ações contra o frio no município. Segundo o órgão, o foco principal será a população em situação de rua.

A perfeitura pretende abrir mais vagas em abrigos e hoteis para os credenciados. Quem precisar de atendimento pode se direcionar ao CRAS da região ou soliciar ajuda pelo Resgate Social pelo número de telefone (48) 99182-6870.

Em São Joaquim, na Serra, a assistência social está sob aviso e faz busca ativa de famílias carentes para ver se alguém precisa de ajuda, conforme a prefeitura. Há também a distribuição de lenha e cobertores, além de acolhimentos.

Em Blumenau, a prefeitura também faz uma busca ativa por pessoas em situação de rua. A cidade já possui um abrigo para essa população e oferece alimentação, itens de higiene pessoal, roupas e cobertores a quem necessita.

Para as famílias que não vivem em situação de rua, mas ainda precisam de ajuda para se aquecer no frio, a orientação é buscar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região em que mora.

Como se proteger

  • Atenção especial às pessoas em situação de rua
  • Abrigue animais domésticos
  • Se agasalhe bem e tome bastante água
  • Evite locais fechados e com grandes aglomerações

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

SC terá semana com predomínio de sol e grande amplitude térmica

Previsões foram feitas pela Defesa Civil de Santa Catarina, que prevê alta nas temperaturas após passagem de frente fria nos últimos dias por todo o Estado

Empresário é morto por diversos disparos de tiros em Forquilhinha

A vítima foi atingida nas Pernas, costas e no pescoço

Cidades de SC entram em situação de emergência por conta de desastres naturais; saiba quais

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência de mias 12 municípios, em outros Estados do Brasil

Polícia Civil com apoio da Polícia Militar recapturam foragido

O capturado é suspeito de um furto em uma farmácia na cidade de Morro da Fumaça