Educação

Ser humilde

Foto: Divulgação

Talvez este seja um momento bastante oportuno para uma reflexão sobre essa virtude tão essencial, mas às vezes ausente na sociedade atual.

O mundo encontra-se nestes dias representado no grande evento esportivo na Rússia, e temos presenciado ricos momentos de aprendizagem nas posturas e atitudes dos atletas, bem como das pessoas que lá estão representando cada um sua Pátria. São verdadeiros shows de humildade, orgulho, arrogância, soberba, prepotência…

A humildade é uma virtude que o ser humano desenvolve no decorrer de sua vida, à medida que vai se inserindo na sociedade e sente a necessidade de relacionar-se com o outro e consigo mesmo, sendo para isso necessário ter a habilidade de reconhecer e assumir suas fraquezas e limitações, admitir erros e acertos. É ter a coragem de agir com simplicidade admitindo que ninguém é melhor ou pior que ninguém, que todos temos qualidades e defeitos, acertamos e erramos, desde as mais altas autoridades ao mais simples operário.

É necessário aprendermos que, muitas vezes, é difícil confrontar-nos com nossos defeitos, fraquezas, imperfeições, aceitando nossos limites, mas é só por esse caminho que aprenderemos ser humildes. É comum as pessoas confundirem humildade com pobreza e submissão, mas, pelo contrário, é uma qualidade positiva e benéfica que deve estar presente em qualquer contexto, independente de condição socioeconômica. Ricos ou pobres, inteligentes ou ignorantes, subordinante ou subordinado, não importa “status”, tudo o que aqui conquistamos passa, o tempo é finito; sucesso, fama, dinheiro, tudo é transitório.

A humildade deve estar presente nas pessoas naturalmente, sem enaltecimento, porque o humilde não tem necessidade de se mostrar superior aos outros. A pessoa tem de ser desprovida de orgulho, vaidade, prepotência, egoísmo, dando lugar à sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. É preciso que aprendamos que o “nós” deve ser construído coletivamente. Evitar o “eu” fiz, “eu” isso, “eu” aquilo, porque ninguém faz nada sozinho; de uma forma ou de outra sempre existirão outras pessoas que direta ou indiretamente contribuirão para nossas ações. E aqui registro o exemplo de humildade dado por muitos atletas após os jogos ao dizerem: “o mérito é da equipe”.

Ser humilde é compartilhar experiências, é defender ideias nobres, é ter certeza de que não sabemos tudo, que a vida é um eterno aprendizado, que precisamos uns dos outros para alcançar nossos objetivos, e pensar como o inesquecível ídolo Ayrton Senna que dizia: “Quando venço, não sou eu quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo de pessoas”.

Um sábio mestre diante da dúvida de um discípulo em entender o que é ser humilde fez uma analogia como o mar perguntando: “Você sabe por que o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso? É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande”.

Notícias Relacionadas

Metalizado rosa é tendência para o Inverno

A estilista e colunista Anne Veran trás também o look do dia, estampa do momento, além de notícias do mundo da moda.

Inspirações para o ano novo

Bauer, Amin e Kleinübing

A baixa qualidade da educação brasileira

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso questiona os pais sobre a qualidade da educação nas escolas públicas do país. E você, está satisfeito?