Geral

Serpente venenosa mata vaca de 600 quilos em São Joaquim

Cobra da espécie Urutu-cruzeiro de aproximadamente 2 metros atacou o animal. Caso foi registrado em São Joaquim.

Divulgação

Uma cobra venenosa, da espécie Urutu-cruzeiro, matou uma vaca em São Joaquim, na Serra catarinense, na manhã de sexta-feira (25).

Segundo José Clóvis, responsável pela propriedade onde ocorreu o caso, a vaca pesava aproximadamente 600 quilos e tinha cerca de 4 anos. Ela estava se alimentando no pasto quando foi atacada pela serpente.

Um vizinho do fazendeiro foi até o local desligar a bomba de água da propriedade a pedido de José, quando flagrou a vaca morta.

“Não deu tempo de salvar porque eu nem estava aqui. […] Deu um susto bem grande e o pior foi o prejuízo. Uma vaca custa uns R$ 4 mil”, contou Clóvis.

O homem chegou a localizar a serpente e registrou em fotos. Segundo José, a cobra tinha cerca de dois metros e fugiu para uma área de vegetação no entorno.

“Eu até estou me preparando para ir ali [no pasto] e cortar a grama, deixar limpo”, disse o fazendeiro.

Ainda de acordo com José, uma cobra da mesma espécie já havia atacado uma égua na propriedade há cerca de um ano. No entanto, o animal foi salvo após receber o atendimento de um veterinário.

A espécie

Com o nome científico Bothrops Alternatus, a Urutu-cruzeiro é extremamente venenosa, mas só é agressiva apenas quando se sente ameaçada. A serpente é normalmente encontrada em áreas próximas da natureza e a visualização desse animal é mais frequente no verão.

A orientação do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) é limpar os locais onde há animais. Ao encontrar uma serpente a recomendação é evitar colocar as mãos ou se aproximar e acionar os órgãos especializados.

Com informações do  G1 SC

Notícias Relacionadas

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Anderson lutava contra um câncer desde 2022

Suspeito de matar enfermeiro no estacionamento de UPA em SC é preso com armas e drogas, diz polícia

Prisão ocorreu quase um mês após assassinato. Segundo a Polícia Civil, Abner Luiz Camelim estava dentro de um carro quando foi atingido.

Sete golfinhos são encontrados encalhados no Litoral Norte de SC no 1º trimestre, diz projeto

Animais foram encontrados já sem vida em praias de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá. Números são referentes ao período de 1º de janeiro a 30 de março de 2024.

SC dobra frota nos últimos 15 anos e chega à marca de 6 milhões de veículos

Estatísticas do Detran/SC mostram crescimento