Geral

Serra catarinense comemora abertura da colheita do pinhão

Com o fim do período de defeso, colheita e comercialização do produto voltam a ser autorizadas

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (1º), começa uma das épocas mais esperadas para quem gosta de degustar um prato típico com pinhão. A colheita e comercialização da semente está liberada para pinhões que já tenham atingido o período completo, ou seja, que já estão maduros.

O período de defeso, como é chamada a época em que não é permitido colher nem comercializar o pinhão, é importante para a preservação da espécie e para a saúde dos consumidores.

Comer pinhão que não está maduro pode fazer mal à saúde. Além disso, a colheita durante o defeso faz com que as araucárias não consigam se regenerar, o que dificulta a dispersão das sementes, e é proibida por lei.

Para comemorar o início da colheita, a prefeitura de Lages programou pelo segundo ano consecutivo o Festival da Colheita do Pinhão. O evento, que acontece no Calçadão da Praça João Costa no próximo sábado (6), reúne apresentações artísticas e musicais, além de gastronomia típica.

Expectativa de aumento na safra do pinhão

No último ano, Santa Catarina colheu pouco mais de 4 mil toneladas de pinhão, o que representou uma queda de cerca de 50% em relação aos números de 2022. Com isso, os pinhões acabaram cedo nos supermercados.

Já para 2024, a previsão é de aumento de 30% na colheita, com números esperados de 5,75 mil toneladas de pinhão colhidos nas 18 cidades produtoras da Serra catarinense.

* Com informações de Priscila Dalagnol, repórter da NSCTV e NSC Total

Notícias Relacionadas

Integrantes de organização criminosa são presos por mutilar brutalmente os dedos de uma mulher em Tubarão

A agressão, que foi filmada pelos criminosos, foi motivada por dívida de drogas.

Corpo de Bombeiros de Lauro Müller combate incêndio em caminhão

Havia outros caminhões próximos e, felizmente, colaboradores da empresa conseguiram controlar as chamas até a chegada dos profissionais

Fortaleza pretende acionar Justiça para ter Kayzer

Rodovia SC-390 na Serra do Rio do Rastro está em meia pista