Geral

Serra do Rio do Rastro é destaque no Caderno de Viagem do Diário Catarinense

Reportagem chama a atenção do turista para as belezas naturais da serra

A bela e sinuosa Serra do Rio do Rastro voltou a ser destaque na imprensa estadual. Desta vez, o cartão postal, considerado um dos mais belos do estado de Santa Catarina, foi destacado em reportagem no Caderno de Viagem do Diário Catarinense.

A matéria, em três páginas, trás de capa uma imagem da serra e o título: “Um passeio perto do céu”. Nas duas páginas seguintes quatro fotos da serra ilustram a reportagem, que chama a atenção para as belezas do local.

Confira abaixo a primeira parte da reportagem publicada na edição dessa terça-feira (2) do Diário Catarinense.

Você sempre desejou passar frio na Europa e conhecer os maiores montes do mundo, na Ásia, mas nunca juntou dinheiro suficiente para atravessar o Atlântico e realizar seu sonho.

Mas, na verdade, nem montanha nem frio são novidades no Sul do Brasil. Se o Paraná tem o morro mais alto, o Pico do Paraná, com 1.877 metros acima do nível do mar, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm os Aparados da Serra, formação rochosa que faz a divisa natural entre os dois estados e forma um dos maiores conjuntos de cânions do planeta.

E é nessa região, em território catarinense, que fica um dos principais componentes dessa natureza única no país. Localizada entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, a Serra do Rio do Rastro é um dos cartões postais mais conhecidos de Santa Catarina, sendo visitada o ano inteiro por gente de todo o mundo. Turistas de mais de 40 países passaram por lá, conforme registros existentes em um café instalado no mirante.

São nada menos do que 283 curvas em 10 quilômetros de rodovia, a SC-438, que culmina no alto da montanha, a quase 1,5 mil metros acima do nível do mar. De dia, parece uma escadaria rumo ao infinito. De noite, lembra uma grande árvore de Natal.