Geral

Serra do Rio do Rastro está com mais de 40% de sua iluminação apagada

Escuridão já preocupa empresários que possuem negócios na serra e turistas

Considerada um dos principais cartões postais de Santa Catarina e eleita recentemente, por uma enquete em um site espanhol, como a estrada mais espetacular do mundo, a Serra do Rio do Rastro sofre com o abandono e a falta de manutenção em sua iluminação e também na limpeza das sarjetas.

O descaso do Governo do Estado vem gerando uma série de reclamações de moradores de Lauro Müller, onde se encontra a serra e também daqueles que visitam o local, que os lauromüllenses consideram sua maior riqueza turística.

O empresário Varlei Mariot, responsável pela Lanchonete, na famosa Grutinha da Serra, reclama da falta de atenção das autoridades. “Nossa serra está desde dezembro do ano passado sem nenhum tipo de manutenção. O mato está tomando conta da estrada, dificultando a visão dos motoristas. Das 210 luminárias existentes, 84 estão apagadas. Sem contar que três postes estão caídos. Nossa serra está suja, às escuras e feia”, desabafa.

O problema foi pauta de reportagem na Rádio Cruz de Malta, de Lauro Müller, onde o apresentador do Jornal das Doze, Júlio Cardoso, comentou que causa estranheza o fato do governador Raimundo Colombo ser do Planalto Serrano e mesmo assim não há um comando para que a situação se resolva.

“A situação vem se agravando a cada dia com mais lâmpadas que vão se apagando e as desculpas variam desde a famosa demora na licitação, até o empurra-empurra da responsabilidade entre o Deinfra de Criciúma e o de Lages”, comentou o radialista.

De acordo com o presidente do Deinfra, Paulo Meller, uma parceria com a Secretaria de Estado do Turismo está sendo firmada para resolver o problema. “Devemos lançar ainda neste mês de julho uma licitação para recuperação de toda iluminação da serra, bem como para os serviços de limpeza. O projeto prevê inclusive a substituição de todas as lâmpadas, por outras de melhor qualidade”, anunciou Meller, acrescentando que o governador Raimundo Colombo deverá visitar a região para fazer a entrega da ordem de serviço.