Turismo

Serra do Rio do Rastro pode perder maior plataforma de vidro do mundo para o RS

Impasse entre municípios de Bom Jardim da Serra e Lauro Müller e Governo do Estado estaria afetando andamento do projeto de estrutura turística para contemplação.

Serra do Rio do Rastro pode perder maior plataforma de vidro do mundo

Foto: Divulgação

O grupo empresarial responsável pelo projeto e execução da plataforma de contemplação sobre a Serra do Rio do Rastro pode desistir do local e levar o equipamento turístico para o Rio Grande do Sul. A afirmação é do empresário Moacir Bogo, em entrevista exclusiva ao Portal Sul In Foco.

O motivo, segundo Bogo, está relacionado ao impasse entre os municípios de Lauro Müller, Bom Jardim da Serra e o Governo do Estado sobre a localização e exploração do local. “Há sim uma real possibilidade de fazermos esse investimento em Canela, no Rio Grande do Sul, mas nossa preferência é fazê-lo no nosso estado. É claro que todas as etapas, as legais, serão cumpridas. Entendemos que a questão dos dois municípios envolvidos é assunto para o Governo do Estado intermediar”, ressaltou.

A negociação para a implantação do equipamento turístico entre o grupo empresarial (Moacir Bogo, Carlinhos Bogo, Junior Bogo e Sílvio Prim) e o Governo do Estado acontece desde 2010 e agora está ameaçado. “Há sempre uma disputa de alguém que quer ser o padrinho ou de participar de uma concorrência. Os empresários pagaram o projeto e agora esta havendo uma certa divergência entre as cidades. Todas elas tem razão, mas acho que agora o momento é de unidade”, alertou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Leonel Pavan.

Serra do Rio do Rastro pode perder maior plataforma de vidro do mundo

Foto: Divulgação / Sul in Foco

Além do impasse, outros pontos são analisados pelo grupo empresarial, como eventos naturais e econômicos. “A Serra tem muitos pontos positivos, mas também tem pontos negativos, como a baixa demanda de visitantes (comparando com outros destinos turísticos), a sazonalidade, o acesso e o problema da serração”, destaca Bogo.

Mesmo com todas estas situações, o interesse em implantar o equipamento turístico na Serra do Rio do Rastro se mantém. “Tudo é levado em conta. Mesmo assim, estamos inclinados a fazer o empreendimento. Porém, é preciso dizer que não há margem para outros desafios, como enfrentar despesas extras. Quer dizer que se o projeto é de interesse de toda a região, e realmente é, então é necessário que haja boa vontade das partes interessadas e não a colocação de empecilhos”, alerta Bogo.

Denominado Projeto Serra do Rio do Rastro Aventura, o empreendimento contempla também, uma tirolesa e um bondinho que percorrerá o entorno do cânion. Conforme Pavan, será a maior plataforma de vidro do mundo, com 25 metros, superando a de 23 metros já existente. O investimento é de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Serra do Rio do Rastro pode perder maior plataforma de vidro do mundo

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.

Tráfego na Serra do Rio do Rastro será liberado a partir das 12h de sábado nos finais de semana de agosto

A alteração no trânsito seguirá até o fim da obra, prevista para maio de 2021, e é necessária para garantir a segurança dos usuários da SC-390 durante o período de intervenções.

Balneário Godinho comemora aniversário com festa e abertura oficial do Verão 2018/2019

Empreendimento turístico localizado em Lauro Müller é visitado todo o ano por milhares de pessoas, em especial no verão. Grupo musical animará visitantes neste domingo (02) à beira da piscina.