Turismo

Serra do Rio do Rastro: projeto de shopping e pista de ‘ski’ gera polemica

Construção de megacomplexo turístico tem causado polêmica; saiba mais

Divulgação

Projeto milionário quer transformar o mirante da Serra do Rio do Rastro, no Sul de Santa Catarina, em um megacomplexo turístico, pista de “ski”, shopping, bondinho e outras estruturas.

A iniciativa é da Vallya Advisors Assessoria Financeira, de São Paulo, escolhida pelo governo catarinense pelo Processo de Manifestação de Interesse (PMI) para administrar o complexo. O investimento para tirar o projeto do papel tem custo de R$ 127 milhões. As informações são do site ND+.

Segundo a reportagem, o megaprojeto prevê também um novo mirante, circuito de montain bike, ponte de vidro, lago cênico, tirolesa, quiosques, restaurantes, espaços para piquenique, SPA, heliponto e casas de campo.

O projeto é divido em três macroáreas de intervenção. Uma voltada para esporte de aventura e contemplação, outra para hospedagens e mais uma com equipamentos turísticos, como estação de “ski” e bondinho.

Projeto polêmico

A transformação do mirante da Serra do Rio do Rastro num megacomplexo turístico tem causado polêmica.

Um dos consórcios, representado pela Volare, que participaram do PMI tem questionado a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e a SCPar, alegando que “o projeto escolhido não traduz os anseios das comunidades, nem os objetivos econômico-financeiros, sócio-ambientais e de sustentabilidade que o ambiente natural sugere, nem tampouco a vocação eco-turística que a Serra Catarinense oferece”.

Em nota, o grupo informou que pretende ingressar com “recursos administrativos e/ou jurídicos”.

A Serra do Rio do Rastro

Em 2016, o jornal britânico The Guardian listou a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, como um dos dez lugares mais espetaculares do mundo para uma “road trip”.

A rodovia catarinense –a SC-390—ficou na quinta colocação. A publicação destaque o traçado cheio de curvas –são cerca de 284– e cachoeiras, que passa por um cenário espetacular do início ao fim. O trecho em questão fica entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.

Com informações do ND+ e Catraca Livre

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma realiza ação para relembrar um ano de vacinação e início da aplicação em crianças

Há um ano, a primeira dose da vacina contra Covid-19 era aplicada em Criciúma

Criciúma é a única cidade da Amrec a conquistar medalhas de ouro na Obmep

Ao todo, 100 alunos das escolas municipais são premiados com medalhas e menções honrosas, além de quatro professores que também foram destaques

TeleCovid: mais de 1200 atendimentos são realizados no primeiro dia

Serviço de atendimento remoto foi retomado nessa terça-feira

Fiz o Enem, que curso escolher agora? Orientadora profissional comenta afirma que curso precisa ter o DNA de cada um

A resposta pode estar nas questões básicas diárias para compreender as áreas de interesse