Turismo

Serra do Rio do Rastro: projeto de shopping e pista de ‘ski’ gera polemica

Construção de megacomplexo turístico tem causado polêmica; saiba mais

Divulgação

Projeto milionário quer transformar o mirante da Serra do Rio do Rastro, no Sul de Santa Catarina, em um megacomplexo turístico, pista de “ski”, shopping, bondinho e outras estruturas.

A iniciativa é da Vallya Advisors Assessoria Financeira, de São Paulo, escolhida pelo governo catarinense pelo Processo de Manifestação de Interesse (PMI) para administrar o complexo. O investimento para tirar o projeto do papel tem custo de R$ 127 milhões. As informações são do site ND+.

Segundo a reportagem, o megaprojeto prevê também um novo mirante, circuito de montain bike, ponte de vidro, lago cênico, tirolesa, quiosques, restaurantes, espaços para piquenique, SPA, heliponto e casas de campo.

O projeto é divido em três macroáreas de intervenção. Uma voltada para esporte de aventura e contemplação, outra para hospedagens e mais uma com equipamentos turísticos, como estação de “ski” e bondinho.

Projeto polêmico

A transformação do mirante da Serra do Rio do Rastro num megacomplexo turístico tem causado polêmica.

Um dos consórcios, representado pela Volare, que participaram do PMI tem questionado a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e a SCPar, alegando que “o projeto escolhido não traduz os anseios das comunidades, nem os objetivos econômico-financeiros, sócio-ambientais e de sustentabilidade que o ambiente natural sugere, nem tampouco a vocação eco-turística que a Serra Catarinense oferece”.

Em nota, o grupo informou que pretende ingressar com “recursos administrativos e/ou jurídicos”.

A Serra do Rio do Rastro

Em 2016, o jornal britânico The Guardian listou a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, como um dos dez lugares mais espetaculares do mundo para uma “road trip”.

A rodovia catarinense –a SC-390—ficou na quinta colocação. A publicação destaque o traçado cheio de curvas –são cerca de 284– e cachoeiras, que passa por um cenário espetacular do início ao fim. O trecho em questão fica entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.

Com informações do ND+ e Catraca Livre

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.