Saúde

Serviço de quimioterapia do Hospital São José tem ampliação de 125 m²

Antes da ampliação, o setor de quimioterapia do HSJosé possuía um espaço físico de 434,75 m², agora, a área total do local é de 559,75 m².

Divulgação

Para trazer um pouco mais de conforto aos pacientes que realizam tratamento de quimioterapia no HSJosé, as instalações foram ampliadas. Um novo espaço foi construído e totalmente equipado para melhor atender os pacientes que precisam fazer tratamento na instituição. O novo local, conta com 125 metros quadrados a mais, contemplando uma área de enfermaria, bem como todo suporte necessário para o atendimento dos pacientes.

Antes da ampliação, o setor de quimioterapia do HSJosé possuía um espaço físico de 434,75 m², agora, a área total do local é de 559,75 m². “Preparamos este espaço, pensando em uma melhor comodidade para os pacientes. O lugar é amplo, arejado e de fácil acesso, pois não é necessário acessar outro local para chegar até a nova sala, conseguimos oferecer neste projeto bastante comodidade”, explica o engenheiro Civil do HSJosé, um dos responsáveis pelo projeto Ronaldo Agostinho Freitas.

O Serviço de Oncologia do HSJosé – Unacon, atualmente conta com quatro consultórios, duas salas para atendimento da equipe multidisciplinar e 35 poltronas para que os pacientes possam realizar o tratamento, além de oito leitos para pacientes que necessitem.

“A concepção arquitetônica tem como propósitos, acolher os pacientes, minimizando a tensão do tratamento, bem como amenizar o trabalho exaustivo da equipe médica e enfermagem”, comentar a arquiteta Isabel Cristina Taylor Ienczak Zanette.

Agora com o novo espaço, 25 novas poltronas foram alocadas para que os pacientes realizem seu tratamento. “Com esta ampliação, certamente teremos mais facilidade para melhorar o fluxo e agilidade no processo de atendimento aos pacientes e também trazendo mais com conforto a estas pessoas que tratam na entidade”, aponta Daniela Luiz, enfermeira responsável pelo setor de quimioterapia do HSJosé.

Divulgação

Índices

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, a estimativa de casos novos de câncer de 2020-2022, em uma análise global, indicam um aumento importante dos tipos de câncer mais comuns por região no Brasil (pele, próstata, mama, traqueia, brônquio e pulmão).

A região Sul do Brasil está em terceiro lugar no ranking do país com incidência crescente, 23,4% de novos casos, a região Sudeste tem o maior índice, com mais de 60% de incidência para novos casos e o Nordeste com 27,8%%.

Os estudos também apontam o câncer como o principal problema de saúde pública no mundo; tendo o índice das quatro principais causas de morte em pessoas com menos de 70 anos, em grande parte dos países do planeta.

Em Criciúma, somente no HSJosé, são realizados 1950 atendimento por mês. Destes, 690 pessoas são do município; os demais são de cidades vizinhas (Amrec e Amesc).

Notícias Relacionadas

Cão-bombeiro de SC morre em serviço durante busca por pessoa desaparecida em rio em Içara

Cachorro Barney pulou na água em Içara e não voltou mais à superfície. Em fevereiro, animal ajudou na procura por vítimas em Brumadinho (MG).

Após realização do primeiro transplante renal do Sul do Estado, paciente tem alta do Hospital São José

Iasmin de Aguiar Possidonio, de 19 anos, teve alta na manhã desta terça-feira, dia 14 de janeiro

Jovem tubaronense precisa de ajuda

O SUS não está fornecendo o medicamente e o jovem teve que optar pelo particular. O valor para fazer o tratamento, que é de um ano, custa R$ 127 mil.

Quimioterapia: jovem tubaronense consegue tratamento na Justiça