Geral

Serviço de reparo está completo, reabastecimento acontece durante esta terça e quarta-feira

Profissionais da Casan trabalharam por quase 18 horas ininterruptas para resolver o problema.

Foto: Willians Biehl

Dezenas de técnicos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan trabalharam por quase 18 horas seguidas para solucionar dois problemas nos dutos que levam água bruta da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, até a estação de tratamento no bairro São Defende, em Criciúma.

Os problemas, que iniciaram por volta das 15h dessa segunda-feira (3), foram dois. Um novo rompimento na tubulação de fibra de 600 mm foi registrado a poucos metros do ocorrido na última sexta-feira (30), na altura do bairro Picadão, em Nova Veneza. O segundo problema aconteceu quando técnicos fechavam uma válvula na estação de bombeamento no mesmo bairro para poder consertar a tubulação. Um anel de vedação do equipamento também se rompeu, prejudicando o abastecimento dos municípios de Nova Veneza, Criciúma, Forquilhinha, Siderópolis, Maracajá e parte de Içara.

A dificuldade com a válvula foi resolvida por volta das 4 horas. Já o reparo na tubulação foi completamente finalizado por volta das 8 horas desta terça-feira. A expectativa é que o abastecimento em Nova Veneza deva ocorrer até o início da tarde de hoje, já a volta total do sistema em toda a região somente na quarta-feira.

Troca da tubulação de fibra

Conforme edital já realizado pela Casan, está prevista a implantação de uma nova tubulação de 800 mm construída em ferro fundido, no trecho que passa pelo bairro picadão em Nova Veneza, até a estação de tratamento no bairro São Defende, em Criciúma, deixando como reserva a problemática tubulação de fibra. A expectativa é que a obra inicie em janeiro de 2019.

Com informações do Portal Veneza

Notícias Relacionadas

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Casan pede que consumidores economizem água por causa da escassez de chuvas

Ações como evitar lavar calçadas, pátios e carros ajudam. Níveis dos rios que abastecem cidades baixaram.

Casan oferece serviços complementares em obras de saneamento básico em Lauro Mülller

A empresa está ampliando a rede de esgoto no município além do que foi acordado em contrato

Cidades do Sul querem participação nos lucros da Casan

Os seis municípios, abastecidos pela barragem do Rio São Bento, podem formar um Consórcio para captação, tratamento e distribuição da água para região